ColunistasDestaques

Eu tenho um filho autista, por Rodrigo Gonçalves presidente do Instituo Vinicius Ian

Damos as boas vindas a Rodrigo Gonçalves presidente do Instituo Vinicius Ian a partir de agora, passa a integrar ainda em 2023, o time seleto de colunistas do Mesorregional. Ele passa a escrever periodicamente sobre temas que certamente lhe prenderão na leitura, com conhecimento sobre sua mente, seu comportamento, sua vida e até mesmo suas atitudes:. Confira abaixo seu primeiro artigo:

Falar sobre o autismo, nos últimos tempos, virou moda. Mas será que as pessoas sabem mesmo o que implica ter um familiar autista? Eu mesmo só descobri a dimensão das diferenças e necessidades de uma pessoa com espectro de autismo, depois que meu filho Vinicius Ian nasceu. Meu filho é uma benção em minha vida e me ensina todos os dias a ser um ser humano melhor. Por onde passa deixa alegrias.

Mas, não me iludo. Sei que há limitações que precisamos superar sempre em nome de melhor qualidade de vida para ele e para a família como um todo. Os autistas são pessoas extremamente inteligentes, mas também muito sensíveis. Muitas vezes eles estão introspectivos e, em outras, muito alegres. Mas basta um barulho muito alto ou um ambiente diferente para deixá-los agitados. E, são nesses momentos que pais, familiares, amigos e a comunidade em geral têm que saber como lidar com eles para que as coisas se apaziguem.

Infelizmente, percebo que a maioria das pessoas não está preparada para essas situações, em que temos de ter controle, paciência e muito amor. É a hora de provar que somos capazes de amar o diferente. Lidar com alguém que está sempre nos surpreendendo com suas ações e comportamentos, nos ensina muito a praticar a empatia com os outros.

Foi pensando nisso, que decidi criar o Instituto Vinicius Ian, com o objetivo de prestar informações e auxílio aos familiares, de autistas e crianças com outras necessidades especiais, quanto aos seus direitos. Descobri na prática que, além da desinformação, também há o desrespeito aos direitos dos autistas. Por isso, eu e outros amigos advogados estamos a frente do Instituto e oferecemos atendimento gratuito e online jurídico para as famílias que precisam de suporte, para pessoas de qualquer cidade.

Entre os atendimentos oferecidos, estão o auxílio jurídico em ações contra planos de saúde que se recusam a prestar atendimento, redução de jornada de trabalho do servidor público que tem dependente com o TEA e escolas que não aceitam crianças autistas.  Como o objetivo é ter um olhar mais complacente com o diferente. Resolvemos também estender nossos atendimentos para portadores de outras necessidades especiais.

Mesmo não existindo números fechados, estima-se que no Brasil existam cerca de 2 milhões de autistas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 1% da população normalmente apresenta esse transtorno, visto que não se trata de uma doença. Não existe cura, mas há muitas ações que podem ser tomadas para dar mais qualidade de vida aos portadores desse transtorno e aos seus familiares.

E a principal é a informação. Quem precisar de auxílio pode nos contatar pelo Instagram @institutoviniciusian, WhatsApp (47) 3091-2778 ou no ee3-mail: contato@institutoviniciusian.org.br.

error: Conteúdo Protegido !!