DestaquesGeral

Falta de água em Blumenau é por “novo problema”

Agora a justificativa não é a turbidez, mas sim, uma das peças (flutuante) de captação de água, que quebrou nas primeiras horas do último sábado (30), que prejudica o abastamento de uma boa parte de Blumenau até o momento, explica o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE).

Moradores de diversos bairros procuram o Mesorregional sobre a falta de água desde o início do verão e a principal justificativa da autarquia é justamente uma das consequências da estação, os temporais, que aumentam a turbidez do rio Itajaí-Açú por consequência da lama.

Nós cobramos explicações do SAMAE, que detalhou que o fornecedor do equipamento fica sediado em Curitiba/PR, o que acarreta em um prazo maior para manutenção, já que “não possui a peça a pronta entrega”. A autarquia ainda destacou que “este flutuante foi adquirido no mês de outubro, portanto é um equipamento novo”.

Ainda conforme a resposta, “a estação continua recebendo a água bruta da captação na Usina do Salto e o volume de água tratada pela ETA II está em 700 litros por segundo.  Com o flutuante funcionando a capacidade de tratamento é de 930 l/s.”

Já há intermitência no abastecimento de água em algumas regiões, principalmente nas mais altas por causa do alto consumo e a elevação das temperaturas. Na sexta-feira, dia 27, às 14h, outro flutuante já havia apresentado problemas e foi substituído por outro novo.

Vale destacar que permanece a orientação para que a população evite o desperdício de água. Inclusive, está em vigência até 15 de fevereiro o decreto que possibilita aplicação de multa para quem utilizar água para situações supérfluas, como lavagem de carros, calçadas e telhados com água corrente da rede.

Moradores de bairros como Fortaleza, Escola Agrícola, Itoupava Central, Água Verde e Velha relatam a nossa equipe, problemas de desabastecimento no decorrer deste último final de semana.

Problemas, dúvidas ou sugestões podem ser esclarecidas canais de atendimento do SAMAE, através do telefone 115 ou pelo WhatsApp (47) 99997-1621. Além disso, há os canais de ouvidoria : atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O número do WhatsApp (47) 9997-6915 (somente para mensagens) funciona das 8h às 22h.

Foto: Divulgação / SAMAE

error: Conteúdo Protegido !!