Farmácia Solidária promove ação para coleta de medicação vencida ou sem uso
A equipe da Farmácia Solidária promove uma ação para coleta de medicação vencida ou sem uso de 6 a 10 de maio, das 7h às 18h. A iniciativa, promovida em benefício da saúde e bem-estar, acontece em alusão ao Dia do Uso Racional de Medicamentos, com enfoque na responsabilidade com a administração dos remédios prescritos. Para participar, basta procurar a sede da Farmácia Solidária com o fármaco que deseja descartar, que a equipe da Semus faz o descarte correto da medicação. A Farmácia Solidária fica no andar térreo do Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira, na Rua 2 de Setembro, 1.212.
Claudia Antunes, coordenadora do espaço, diz que o propósito da ação é mobilizar e sensibilizar a população sobre a importância das ações racionais no processo terapêutico. “O objetivo é levar a informação da utilização racional dos medicamentos aos moradores e evitar automedicações indevidas e o uso indiscriminado dos remédios, além, é claro, de contribuir para a redução dos riscos associados à saúde”, destaca.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso racional de medicamentos acontece quando o paciente recebe a medicação para tratar as suas condições clínicas em doses adequadas por um período pré-determinado. Porém, a própria OMS estima que, mais da metade de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos ou ainda tomados de forma inadequada, e que metade de todos os pacientes não os utiliza corretamente.