CulturaDestaques

Femusc 2025 celebra 20ª edição com destaque para lideranças femininas na música clássica

O Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc) comemora sua 20ª edição em grande estilo, destacando o protagonismo feminino na música clássica. O evento, que acontece entre os dias 12 e 25 de janeiro de 2025 em Jaraguá do Sul, traz nomes influentes da música, reafirmando seu compromisso com a diversidade e inclusão na arte.

A aclamada regente Lígia Amadio, titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, conduziu a apresentação da 5ª Sinfonia de Tchaikovsky e da Suíte Pulcinella de Stravinsky, com uma orquestra formada por 80 músicos. Ligia é pioneira na luta pela inclusão de mulheres no cenário musical, sendo fundadora das “Conferências Internacionais de Mulheres Regentes”.

Outro nome de destaque é o trombonista estadunidense Abbie Connant, conhecido por sua trajetória de superação ao vencer uma batalha judicial contra a Filarmônica de Munique, após ser demitida por sua mulher. Conant ministrará aulas e ensaios no Femusc, trazendo sua experiência internacional para os jovens músicos.

Catalina Guevara Klein, co-arriquenha que já participou de todas as edições do Femusc, coordenará artisticamente o festival ao lado de Alex Klein, seu idealizador. Catalina também é fundadora do Mount Parnassus, uma organização canadense voltada para a inclusão feminina em orquestras.

Além das atrações da música erudita, o Femusc 2025 incluirá o programa de MPB, com a cantora Lívia Nestrovski, que atraiu mais de 60 inscrições de diversos países. Haverá ainda sessões dedicadas à memória de Elis Regina, que completaria 80 anos em março de 2025.

Para saber mais sobre a programação, acesse www.femusc.com.br. Todas as apresentações são gratuitas e os ingressos estarão disponíveis a partir de 10 de janeiro na bilheteria da Scar.

Foto: Divulgação / Diego Redel

error: Conteúdo Protegido !!