Fiscalização interdita comércio e detém suspeito na Praia Brava por venda de cigarros eletrônicos
Na madrugada deste domingo (12), uma operação envolvendo a Vigilância Sanitária, a Guarda Municipal de Itajaí, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil resultou na fiscalização de uma casa noturna na Praia Brava, após denúncias de moradores. A principal suspeita era a comercialização de cigarros eletrônicos e o uso indevido de narguilé no local.
De acordo com Silvio Schaadt, diretor da Vigilância Sanitária, a operação foi motivada por múltiplas denúncias relacionadas a essas práticas ilegais. Durante a inspeção, um homem foi detido em flagrante enquanto vendia cigarros eletrônicos nas proximidades da casa noturna. Segundo o policial civil Fernando Neto, os dispositivos encontrados são proibidos no Brasil, conforme determinações da Anvisa. O suspeito foi encaminhado à Central de Plantão Policial para os procedimentos legais.
Venda de cigarros eletrônicos é proibida no Brasil
A comercialização, importação e propaganda de dispositivos eletrônicos para fumar estão proibidas no Brasil desde 2009, conforme a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 855/2024, da Anvisa. Recentemente, as restrições foram reforçadas, inclusive com a proibição do uso desses dispositivos em ambientes coletivos fechados, públicos ou privados.
Compromisso com a saúde pública
A Prefeitura de Itajaí publicou que a operação demonstra o compromisso da administração municipal de Itajaí com a saúde pública e o combate às práticas ilegais que colocam a população, especialmente os jovens, em risco. Ações de fiscalização continuarão, reforçando a importância de um ambiente mais seguro e saudável.
Foto: Eduardo Gadotti / PMI