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Ford irá fechar três fábricas e encerrar toda produção de carros no Brasil

Ford, a primeira montadora de veículos a montar uma fábrica no Brasil (1919), decidiu encerrar toda sua operação fabril no país. O comunicado oficial foi dado na tarde desta segunda-feira (11), quando informou que irá atender os clientes por meio das operações da Argentina, Uruguai e outros mercados.

As fábricas estão instaladas hoje em Camaçari, na Bahia, Taubaté, no interior de São Paulo, além da unidade da Troller em Horizonte, no Ceará.

“A Ford encerrará a produção à medida em que a pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e da redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”, informou em nota, que ainda detalha que “com seu portfólio global de produtos” planeja “acelerar o lançamento de diversos novos modelos conectados e eletrificados”.

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A produção será encerrada imediatamente em Camaçari e Taubaté, com a fabricação de peças por alguns meses para garantir disponibilidade dos estoques de pós-venda, informa a empresa. Já a fábrica dos jipes Troller, em Horizonte, continuará operando até o final deste ano. Com isso serão encerradas as vendas do SUV EcoSport, do compacto Ka e da Troller T4 assim que acabarem os estoques.

Ainda segundo a montadora, a “Ford mantém assistência total ao consumidor com operações de vendas, serviços, peças de reposição e garantia para seus clientes no Brasil e na América do Sul”. A empresa também manterá o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, o Campo de Provas, em Tatuí, interior de São Paulo, e sua sede regional em São Paulo.

No final do ano passado, a  montadora concluiu a venda do complexo fabril de São Bernardo do Campo, em São Paulo, onde eram montados os caminhões da marca e o compacto Fiesta.

“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável”, disse Jim Farley, presidente da Ford, em nota à imprensa. “Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global.”

A montadora informou ainda que a empresa irá trabalhar “imediatamente em estreita colaboração com os sindicatos e outros parceiros” no desenvolvimento de um “plano justo e equilibrado” para minimizar os impactos do encerramento da produção e “fez progressos significativos na transformação das operações, incluindo a descontinuidade de produtos não lucrativos e a saída do segmento de caminhões”.

A empresa já vinha perdendo participação no Brasil de forma persistente. Antes detentora do posto cativo de quarta maior do país, a marca encerrou 2020 na quinta posição do ranking de automóveis e comerciais leves mais vendidos e na sexta colocação se considerados somente carros de passeio.

Foto: Divulgação / Ford

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