Furto de veículos em Rio dos Cedros mobilizou pelo menos 40 policiais militares do Vale do Itajaí
Pelo menos 40 policiais militares da região do Vale do Itajaí participaram da operação que capturou cinco pessoas por furto de veículos na tarde desta quarta-feira (4). O crime ocorreu em Rio dos Cedros, onde os criminosos furtaram dois veículos e diversos objetos de uma residência e fugiram para Blumenau.
A Polícia Militar foi acionada por volta das 10h e transmitiu as informações por meio da rede de rádio para que todas as viaturas das cidades que compreendem o Vale do Itajaí pudessem realizar a operação a fim de localizar os indivíduos. Os policiais montaram uma barreira na região do bairro Badenfurt, em Blumenau, onde um terceiro veículo, que também estava envolvido na ação criminosa, colidiu contra um poste. Os dois veículos roubados também estavam pela região e todos os criminosos fugiram pela mata.
De acordo com o Tenente Nicolas Vaconcellos, do 10º Batalhão de Polícia Militar, a PM recebeu informações de que poderiam ter outros carros apoiando a ação dos criminosos. “Aos poucos a gente foi entendendo a complexidade, o nível de envolvimento de pessoas nesse crime, e localizamos eles na região de mata” disse ao Notícias Vale do Itajaí.
O helicóptero Águia de Balneário Camboriú foi acionado para dar suporte aéreo à operação e, aos poucos, os indivíduos foram capturados. São três homens e uma mulher, todos de Balneário Camboriú e com passagens criminais. Um dos envolvidos chama atenção pois possui 29 Boletins de Ocorrência registrados por crimes de falsificação, placa clonada, receptação, furto e porte ilegal de arma de fogo.
A Polícia Militar contou com diversas viaturas na ação, além do trabalho das equipes especializadas e da agência de inteligência que levantou informações sobre o crime.
A situação de interdição do Presídio Regional de Blumenau preocupa não só os agentes de segurança, mas também a comunidade, visto que não há mais vagas no local e, caso o Departamento de Administração Prisional (DEAP) da cidade não indique outro estabelecimento prisional, os indivíduos não têm para onde ser encaminhados. Diante desta situação, é iminente a possibilidade de que presos sejam colocados em liberdade caso o Poder Executivo não tome as devidas providências em relação ao Presídio Regional de Blumenau.
“Agora compete ao poder judiciário, especificamente a 3ª Vara Criminal aqui de Blumenau e ao Departamento de Administração Prisional gerenciar da melhor forma possível pra que estes cinco presos em flagrante possam ser recolhidos ao presídio e lá se manterem pelo tempo que necessário, pois sabemos que quando eles estão em liberdade eles voltam a cometer crimes. O histórico criminal de todos eles mostra isso” salienta o policial.