GAECO prende hacker que invadiu sistemas e adulterou processos judiciais
Nesta segunda-feira (27), o GAECO, por meio do CyberGAECO, deflagrou a Operação Skyfall para prender um hacker responsável por invasão de sistemas e adulteração de processos judiciais. A ação ocorreu na cidade de Curitibanos/SC e contou com o cumprimento de dois mandados judiciais expedidos pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Lages: um de prisão preventiva e outro de busca e apreensão.

Durante a operação, foi constatado que o investigado possuía mais de 1 terabyte de informações mineradas de diversos usuários, compiladas em um sistema próprio que permitia a violação de credenciais e acesso indevido a plataformas privadas, sistemas judiciais e órgãos de segurança e saúde.
O suspeito, que já havia sido investigado por crimes cibernéticos na adolescência, teria utilizado suas habilidades para falsificar documentos e adulterar processos, afetando o andamento de investigações e decisões judiciais. Ele também fazia uso de ferramentas avançadas para ocultar suas ações, dificultando a detecção dos ataques.
A operação contou com o apoio do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do TJSC e da Polícia Científica de Santa Catarina, que auxiliou na preservação das evidências. Com a prisão do hacker e a apreensão de documentos e equipamentos, as autoridades agora buscam identificar possíveis cúmplices e impactos causados pelas invasões.
Foto: MPSC/ Divulgação