Gaspar amplia transparência da fila por vagas em creches
A lista de espera para vagas em Centros de Desenvolvimento Infantil – CDI da rede municipal de Gaspar agora pode ser consultada em tempo real. Através de um link disponibilizado no site da Prefeitura, pais ou responsáveis que fizeram o cadastro de interesse de vagas podem conferir o rankeamento, de acordo com os critérios pré-definidos por Lei e conforme os cadastros são realizados. O >>SITE PARA CONSULTA:<<
Até esta data, a Secretaria Municipal de Educação – SEMED disponibilizava a lista em formato de documento sempre no último dia do mês. Com o novo sistema, a movimentação da lista pode ser acompanhada em tempo real e ainda dispõe de ferramentas de pesquisa e filtro.
A lista é dinâmica e, como é atualizado em tempo real, é modificada conforme novos cadastros são registrados. A fila de vagas é regida por critérios previstos em Lei e acompanhados pelo Ministério Público. Por isso, a posição no ranking da fila pode ser alterada a medida que novos cadastros são feitos e analisados dentro desses critérios. Por exemplo, se uma criança está em primeiro agora, e um novo cadastro de uma criança com maior vulnerabilidade ou algum outro critério com maior pontuação é realizado, essa nova entra na primeira posição, e assim sucessivamente.
O secretário de Educação, Emerson Antunes, reforça que o objetivo é garantir ainda mais transparência ao processo. “Além de facilitar a consulta, nossa intenção é garantir que ainda mais transparência a este processo. Mas contamos com a compreensão da população no sentindo de entender que o ranking segue critérios estipulados por lei e não por ordem de cadastro”, explica.
O sistema segue também de Lei Geral de Proteção de Dados, por isso, o ranking pode ser consultado pelo código de identificação gerado no momento do cadastro e são apresentadas apenas as iniciais da criança.
A lista tem a finalidade de oferecer aos pais uma ferramenta para acompanhar o rankeamento. Quando uma vaga é aberta o próprio CDI entra em contato com os responsáveis, conforme a ordem da lista e os dados preenchidos no cadastro.
Foto: Guilherme Spengler/Divulgação