Gaspar é destaque no Prêmio Vale Europeu de Boas Práticas Literárias
Gaspar conquista 2° lugar na categoria “Séries Iniciais” da 1° edição do Prêmio Vale Europeu de Boas Práticas Literárias. A cerimônia para entrega da premiação será promovida no Teatro do CIC Timbó no dia 17 de novembro às 15h30. A professora Sônia Regina Schmitt Rainert, representa o grupo na apresentação do projeto “Ler e Contar”.
O Prêmio Vale Europeu de Boas Práticas Literárias é um instrumento para identificar, reconhecer, disseminar e estimular a realização de práticas bem-sucedidas nas áreas do Livro, Leitura e Literatura em escolas públicas municipais, bibliotecas e projetos comunitários.
Consideram-se boas práticas literárias os projetos que apresentarem resultados comprovados de criatividade e inovação, aplicabilidade e replicabilidade, impacto social, continuidade, interação entre as secretarias, eficiência e sustentabilidade, implementados e executados nos municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
O projeto
O Projeto “Ler e Contar” foi elaborado pelo Grupo Amigas da Leitura, diante das demandas por momentos de leitura compartilhada e contação de histórias. Os educadores da Rede de Ensino de Gaspar têm por hábito apresentar o espaço da Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin aos educandos, uma vez que a Biblioteca desenvolve uma Programação Anual com histórico de trabalho de excelência prestados a comunidade. O Projeto Ler e Contar vem complementar o trabalho proposto pela Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin. O Projeto tem uma proposta lúdica para aproximar os estudantes do espaço da Biblioteca, da literatura, da leitura e dos livros.
O hábito da leitura propicia aprendizados, experiências lúdicas e prazerosas e pensando nos inúmeros benefícios que a literatura pode proporcionar, aos estudantes da cidade de Gaspar o Projeto “Ler e Contar” segue ativo desde 2019. Desde sua implantação, atende famílias, professores, estudantes e contribui no processo de aprendizagem de crianças de seis a dez anos (anos iniciais).
Assim, ao longo dos anos, o Projeto se consolidou com o objetivo de realizar o atendimento de turmas dos anos iniciais, para momentos de leitura e contação de histórias; aproximar a comunidade, os estudantes e professores do espaço da Biblioteca Municipal; possibilitar reflexões sobre os textos apresentados e considerar as falas dos outros, contrapondo-os quando necessário entre outros pontos de destaque.
Após traçar os objetivos do projeto e o público alvo, o Grupo Amigas da Leitura se direcionou a preparar as estratégias de ação para desenvolvimento do projeto. Foram definidos os textos a serem apresentados, considerando o público a ser atendido; foram elaborados os materiais lúdicos para auxiliar nas apresentações; os textos foram estudados, bem como o planejamento organizado e a metodologia de apresentação foi definida para garantir a atenção dos estudantes envolvidos.