Gaspar intensifica reformas e manutenções nas escolas e CDIs
A Prefeitura de Gaspar aproveita o período do recesso escolar das escolas e Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs) para realizar pequenas manutenções e intensificar a execução de grandes obras de reforma, ampliação e construção em seis unidades escolares do município. O objetivo é promover melhorias e manutenções nos prédios e espaços físicos, neste período que os estudantes não estão nos locais. No total, são mais de R$ 23 milhões em investimentos.
No Bairro Margem Esquerda, o CDI Nelson Alexandre Bornhausen começa a tomar forma. A grande construção chama a atenção de quem passa no local, o maior CDI de Gaspar abrigará 365 crianças de 0 a 4 anos, em período integral. Cerca de 40% da execução da obra já estão concluídas e no momento é realizada a concretagem do segundo pavimento. A expectativa é de que as obras sejam finalizadas no segundo semestre de 2023.
Outra obra que também beneficiará a comunidade do Bairro Margem Esquerda é a reforma da EEB. Norma Mônica Sabel. A escola será modelo de tecnologia e infraestrutura para todo o município. A unidade irá ganhar novas salas, troca de instalação elétrica, reforma da cobertura e a instalação de um novo playground para as crianças com o intuito de melhorar as condições de ensino de todos os estudantes. A execução da obra está em 60% e deve ser finalizada no segundo semestre.
A EEB Luiz Franzoi recebe a execução de uma obra inédita em Gaspar. O educandário terá o maior complexo esportivo de uma escola do município. O local terá playground, pista de caminhada, área verde, arquibancada, container para depósito de materiais esportivos. O parque poliesportivo, além de beneficiar todos os alunos com a estrutura durante o período escolar, com as aulas de educação física e atividades pedagógicas, também ficará acessível para toda a comunidade, durante os finais de semana e período sem aulas.
A revitalização também está presente na EEB Professor Vitório Anacleto Cardoso, no Bairro Lagoa. A nova escola será moderna e terá capacidade para atender os alunos em período integral. A execução dos serviços na escola será realizada em duas etapas. A primeira consiste em uma ampliação da unidade com a construção de um bloco de dois pavimentos de uma área total de 977,84 m², construção de dez salas de aula com capacidade de 35 alunos por sala, além de uma sala exclusiva para Atendimento Educacional Especializado (AEE). A segunda etapa será contemplada com uma construção de um segundo bloco urbanismo e quadra multiuso.
O CDI Deputado Francisco Mastella, no Poço Grande recebe obras de ampliação de espaço, com o objetivo de atender cerca de 220 crianças em período integral. Serão novas salas, área externa, pintura externa, troca de telhados, instalação elétrica, sistema de climatização e adequação das normas de acessibilidade. A obra foi iniciada em dezembro de 2022 e deve ser entregue para a comunidade ainda neste ano.
Por fim, as crianças do CDI Sônia Gioconda Beduschi Buzzi terão em breve, uma nova área de lazer. O educandário está com as obras da construção de uma pista de ciclismo quase finalizada. Além disso, são realizadas obras de drenagem, calçamento, reformas nos banheiros e depósito do CDI. O objetivo do serviço é de auxiliar nos cuidados com as crianças, proporcionando ainda mais conforto aos professores e comunidade escolar.
Foto: Guilherme Spengler/Divulgação