Gaspar investiga três casos suspeitos de varíola dos macacos
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde investiga três notificações de casos suspeitos do vírus Monkeypox ou Varíola Simia, popularmente conhecida como varíola dos macacos. Os pacientes são três homens, de 25, 30 e 32 anos, moradores dos bairros Gaspar Grande, Belchior e Coloninha. Todos passam bem e seguem em isolamento domiciliar com sintomas leves. Até a tarde desta terça-feira (30) não havia nenhum caso confirmado da doença, em Gaspar.
Converse com o Mesorregional e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
A Vigilância em Saúde do município monitora diariamente os casos, além de prestar assistência para os pacientes e familiares. Para melhorar o fluxo de atendimento e garantir a segurança de demais pacientes e profissionais de saúde os atendimentos para sintomas da varíola dos macacos ocorrerão por meio de telemedicina. Todos aqueles que tiverem sintomas da doença podem mandar mensagens para uma equipe médica da pasta via WhatsApp, por meio do número (47) 3091 – 2180.
De acordo com a Prefeitura, a estratégia já se mostrou eficiente em outros municípios, pois oferece aos pacientes assistência, atestados e receitas de forma remota, evitando que eles circulem pela cidade e transmitam a doença. O secretário de Saúde, Francisco Hostins Junior, explica que qualquer pessoa que tenha início súbito de febre, acompanhado de inchaços no pescoço, conhecido como íngua, e principalmente erupções na pele, deve entrar em contato com o número de telefone, através de mensagem. “O teste para detecção do vírus é realizado exclusivamente de forma laboratorial, ou seja, esses exames vão até o laboratório do estado e depois que sabemos o resultado. Durante esse período, a pessoa que está com suspeita, fica em isolamento”, comenta o secretário.
Foto: Dado Ruvic / REUTERS