DestaquesEducação

Gaspar lança programa que oferece curso de programação de aplicativos a estudantes da rede pública

A Prefeitura de Gaspar lançou nesta segunda-feira (22), em parceria com a Colaborativa – empresa parceira Google for Education e Apple Authorized Reseller, o programa Colab Coding – Programa para Todos. Trata-se de um projeto pioneiro que vai oferecer a estudantes do 8º e 9º ano um curso de programação de aplicativos.

O evento de lançamento reuniu mais de 900 estudantes, ocasião em que os jovens puderam conhecer a proposta do Collab Coding. O representante da Apple para educação no Brasil e Head de Educação da Colaborativa, Neto Dutra falou da relação entre a linguagem de programação e a educação e sobre a importância do pensamento computacional.

São 60 vagas oferecidas pelo programa. Os estudantes interessados em concorrer a uma vaga devem fazer a inscrição por meio do link https://forms.gle/XNeEiV74SHxU9NKN9. Os selecionados passarão por um curso com carga horária total de 51 horas, divididas entre conteúdo teórico em plataforma gamificada à distância e formações presenciais, com orientação dos especialistas da Colaborativa. Para realizar as atividades do curso, os estudantes contarão com um iPad cada, nos quais poderão exercitar na prática os conceitos aprendidos.

De acordo com o prefeito Kleber Wan-Dall, o objetivo é oferecer aos alunos da rede uma educação de qualidade, alinhada às demandas da sociedade e que ultrapasse os conhecimentos básicos.

Converse com o Mesorregional e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Programação para todos

O Colab Coding – Programação para Todos é um programa que integra o projeto de transformação digital do município de Gaspar, que começou ainda no ano passado. Desde então, profissionais da equipe administrativa e professores da rede já participaram de formações específicas para sua área de atuação. Além disso, o município já conta com 52 alunos tutores em tecnologia Google, que oferecem suporte a seus colegas e professores na consolidação da cultura digital nas instituições de ensino.

Agora, os estudantes terão a oportunidade de se apropriar da linguagem de programação Swift, ao mesmo tempo em que participam de desafios práticos que visam a estimular o senso crítico, o raciocínio lógico, o pensamento computacional, além de desenvolver também habilidades socioemocionais, como o trabalho em equipe e a solução de problemas.

Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Gaspar

error: Conteúdo Protegido !!