Gaspar lança serviço de saúde por telechamada com atendimento 24 horas
Já pensou em resolver um problema de saúde sem sair de casa? Essa é a proposta do programa Alô Saúde Gaspar, um serviço de atendimento digital disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, de qualquer lugar. O lançamento do novo serviço, disponibilizado pela Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, acontece na sexta-feira, dia 1º de março, às 18h, no auditório da Escola Norma Mônica Sabel. A ação faz parte das comemorações do 90º aniversário de emancipação político-administrativa do município “Gaspar 90 anos, ser feliz é viver aqui!”.
O Alô Saúde Gaspar estará disponível através do telefone 0800 888 7977. Para utilizar o serviço, basta fazer a ligação, que é gratuita. O atendente/enfermeiro fará a conferência do cadastro, coletará informações iniciais sobre o estado de saúde do paciente e, de acordo com o caso, identificará as necessidades e fará o encaminhamento.
Seja para uma dor de garganta, nas costas, sintomas de resfriado, sintomas de Covid-19, infecção urinária ou crise de ansiedade, o atendimento poderá ser conduzido pela equipe do Alô Saúde. Durante a consulta, a equipe de enfermagem avaliará o paciente e poderá dar orientações dobre o autocuidado ou encaminhar para a teleconsulta com o médico.
Se o paciente for encaminhado para o teleatendimento com um médico, receberá um link e aguardará, em média, 20 minutos. O tempo de espera será determinado de acordo com a demanda e a disponibilidade dos profissionais. O médico irá avaliar o paciente, fazer os devidos encaminhamentos e orientações ou ainda solicitar que procure um atendimento presencial.
Com o novo serviço, o paciente pode receber receita digital e retirar o medicamento gratuitamente nas unidades básicas do município ou adquiri-lo em qualquer farmácia. Além disso, renovações de receitas de uso contínuo também pode ser realizadas pelo Alô Saúde. Ao final da consulta, o médico pode se necessário, enviar atestados médicos e solicitar exames, encaminhando os documentos de forma digital.
“O Alô Saúde não apenas ampliará o acesso à saúde em nossa cidade, mas também contribuirá significativamente para a redução do tempo de espera nas unidades de saúde. Essa ferramenta também permitirá que as pessoas realizem ações simples por meio de videochamadas, reduzindo as demandas presenciais e proporcionando maior agilidade no atendimento, reforçando nosso compromisso com uma assistência eficiente e acessível a todos os munícipes”, salienta o secretário de Saúde, Santiago Martin Navia.
Foto: Guilherme Spengler