Gaspar terá Centro de desenvolvimento tecnológico
Transformar Gaspar em um polo na área de tecnologia e educação em Santa Catarina está próximo. Isso porque, nesta quarta-feira, dia 13, será assinada a Ordem de Serviço para o início do projeto “Fábrica”, um espaço voltado ao acesso e desenvolvimento do conhecimento tecnológico para os jovens de Gaspar. O projeto busca oferecer recursos e práticas pedagógicas, como óculos virtuais, impressoras 3D, itens de robótica e cortadoras a laser, com o objetivo de promover a Educação Maker.
A cerimônia de assinatura para o início dos trabalhos será realizada no Ginásio Vereador Gilberto Sabel, conhecido como Joãozinho. O ginásio, localizado próximo ao maior complexo esportivo da cidade e ao futuro Parque Náutico, será revitalizado para acomodar o projeto, mantendo suas características originais e incorporando elementos modernos e tecnológicos.
O local abrigará o projeto com quatro pilares fundamentais: democratização do acesso à tecnologia, colaboração e compartilhamento de ideias, estímulo à inovação e criatividade, e criação de projetos para solucionar problemas. Cerca de 150 jovens de todo o município serão beneficiados com o acesso gratuito a tecnologias de ponta.
A iniciativa visa criar uma área de tecnologia, robótica, programação e TI, atendendo todas as escolas do município. Com um investimento total de R$ 2,2 milhões provenientes do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), a área total destinada ao projeto é de aproximadamente 871,30 metros quadrados.
Com um prazo de até cinco meses para conclusão após a assinatura, o projeto “Fábrica” moldará o futuro tecnológico da juventude gasparense e contribuirá para o crescimento e a inovação no cenário local e estadual.