Globo Rural produz reportagem especial sobre Linguiça Blumenau
A Associação das Indústrias Produtoras de Linguiça Blumenau (ALBLU) obteve o reconhecimento de Indicação Geográfica (IG) para a famosa Linguiça Blumenau. Esse foi o motivo pelo qual a equipe do Globo Rural, programa da Rede Globo de televisão esteve em Pomerode para registrar o processo artesanal de produção e a tradição dessa iguaria que faz parte da cultura da região.
Com o registro de IG, apenas a linguiça produzida com carne suína pura e defumada de 16 municípios catarinenses pode ostentar o nome Linguiça Blumenau. A matéria, a ser exibida em março, destaca o cuidado desde a criação dos suínos até a produção artesanal, ressaltando a autenticidade da receita.
A Olho Embutidos, uma das pioneiras na produção da linguiça, celebra seus 90 anos este ano. O diretor da empresa, Luiz Antonio Bergamo, explica que o reconhecimento de IG implica seguir especificações técnicas, ser de um dos municípios contemplados e possuir autorização da ALBLU.
Os 16 municípios abrangidos pela IG são do Vale e Alto Vale do Itajaí, reforçando a conexão com a colonização alemã na região. O nome Blumenau passou a identificar o produto, relacionado à tradição alemã, marcando presença nas festas étnicas e sendo símbolo gastronômico local.
Além da linguiça, a Globo Rural destaca a utilização desse ícone na cuca, registrando o processo de produção na Delicaten Biscoitos e Cucas, com a dona Elia Maske. A conquista da IG reforça a importância da Linguiça Blumenau como patrimônio cultural e gastronômico da região.
Foto: Divulgação / Olho Embutidos