Golpe dos perfumes: golpistas se passam por vendedores e enganam pessoas em Blumenau
O Mesorregional traz em primeira mão uma denúncia exclusiva sobre um golpe que vem sendo aplicado há pelo menos um ano em Blumenau. A prática é realizada por golpistas que se passam por vendedores de perfumes e atuam com frequência na Rua XV de Novembro, no Centro da cidade, em uma estratégia que segue o modelo de golpes semelhantes praticados em várias cidades do Brasil.

A dinâmica do golpe é simples, mas eficaz e gera lucro para eles. Os golpistas se aproximam das vítimas de maneira amigável, como se já as conhecessem, e oferecem um suposto presente – um perfume, geralmente embalado em plástico celofane, apresentado em uma bandeja de isopor. Durante a conversa, o golpista vai tentando convencer a pessoa a comprar outros frascos, sempre de marcas conhecidas, mas que na verdade não passam de líquidos desconhecidos com cheiro. Em muitos casos, as vítimas pagam por produtos que não possuem nenhum valor real, sendo enganadas pela embalagem e pelo marketing falacioso.
A prática se tornou tão recorrente que, em algumas cidades, o golpe vai além, com vítimas passando mal após o contato com os produtos e, em alguns casos, sendo furtadas após a venda enganosa como diversas outras reportagens já veiculadas.
Apesar das ações de fiscalização da Prefeitura de Blumenau, que já abordou os golpistas em várias ocasiões, esses indivíduos continuam atuando, retornando ao mesmo local com a mesma prática. A falta de punição efetiva e a dificuldade de fiscalização contínua têm permitido que o golpe continue afetando consumidores desavisados, muitos dos quais acabam acreditando ser vítimas de uma venda legítima.
Fique atento: Se você for abordado por vendedores de perfumes em frascos desconhecidos ou suspeitos, desconfie. Evite realizar compras em locais não estabelecidos, e caso seja abordado por esses indivíduos, denuncie o incidente às autoridades através do 156 da Ouvidoria do Município e até mesmo para o 190 da Polícia Militar. O alerta serve para que os moradores e visitantes de Blumenau fiquem atentos a essas práticas fraudulentas. Se você foi vítima desse golpe, é importante que também compartilhe a experiência para evitar que mais pessoas sejam enganadas.
Foto: Divulgação / Reprodução