DestaquesGeralSaúde

Governo de SC investe em tecnologia para avançar no transplante de medula óssea

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) deu um importante passo na modernização das práticas de transplante de medula óssea (TMO) com a aquisição de um tanque criogênico de última geração. O novo equipamento será utilizado para a preservação de Células Progenitoras Hematopoiéticas (CPH), fundamentais para o tratamento de pacientes que necessitam de transplante de medula.

A aquisição foi realizada com um investimento de R$ 420 mil do Governo do Estado, visando substituir os tanques criogênicos antigos e melhorar a eficiência dos processos e a segurança no armazenamento das células utilizadas nos transplantes. Esse avanço tecnológico permite que o Hemosc continue se destacando como referência na área de hematologia e hemoterapia na região Sul.

Modernização e Segurança nos Procedimentos

O novo tanque, de tecnologia avançada e importado dos Estados Unidos, é responsável pelo armazenamento seguro das células progenitoras hematopoiéticas, mais conhecidas como medula óssea. Essas células são essenciais para a regeneração do sangue e do sistema imunológico, e sua preservação adequada é crucial para o sucesso dos transplantes.

Segundo a diretora-geral do Hemosc, Patrícia Carsten, as bolsas de medula armazenadas no novo equipamento já foram utilizadas em transplantes de pacientes catarinenses atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esse equipamento adquirido pelo Governo do Estado é de alta tecnologia, e agora a nossa intenção é adquirir mais um para substituir os antigos, afirmou Patrícia, destacando o impacto positivo da inovação no tratamento de pacientes.

Foto: Divulgação / Reprodução

error: Conteúdo Protegido !!