Governo do Estado detalha situação das chuvas em Santa Catarina
Na tarde deste sábado, 18, o governador Jorginho Mello esteve na sede da Secretaria da Proteção e Defesa Civil para atualizar informações sobre as chuvas que atingem Santa Catarina. Ao lado do secretário Fabiano de Souza, o governador acompanhou os dados sobre os volumes de precipitação e as ocorrências nos municípios.
O governador destacou o trabalho da equipe da Defesa Civil, elogiando a dedicação e a capacidade de monitorar e avisar a população com antecedência sobre as condições climáticas adversas. Segundo Jorginho Mello, “estamos monitorando as chuvas e identificando os maiores volumes para que possamos avisar e proteger a nossa população. Quero parabenizar a equipe da Proteção e Defesa Civil, comandada pelo coronel Fabiano de Souza, pois é uma equipe dedicada, inteligente e está preparada para avisar com antecedência sobre o que vai acontecer”.
Nas últimas 24 horas os maiores acumulados ficaram em 166.7mm em Vidal Ramos, 144.5mm em Rio do Sul, 144.3mm em Lontras e 142.2mm em Botuverá, todas no Vale do Itajaí. A tendência é que até o final da madrugada os acumulados nas regiões superem volumes de 30 mm a 50 mm, podendo ser maiores. Confira abaixo os acumulados de precipitação:
Ocorrências nos Municípios
Rio do Sul: registrou alagamentos em bairros como Santa Rita, Canoas, Bela Aliança e Taboão, com seis abrigos abertos para os desalojados. Houve queda de um muro no Bairro Barragem, colocando uma residência em risco.
Florianópolis: alagamento na obra de um hotel em Canasvieiras causou danos no muro de divisa e vazamento de gás. Os Bombeiros Militares foram acionados, e as pessoas no hotel foram realocadas.
Blumenau: enfrentou quedas de árvores e alagamentos devido ao entupimento na rede pluvial.
Apiúna: registrou queda de barreira em uma residência e alagamento de duas estradas no interior do município.
Botuverá: enfrentou queda de barreiras e alagamentos.
Previsão do Tempo
A previsão do tempo indica que a chuva continuará entre a noite de sábado, 18, e a madrugada de domingo, 19, com risco moderado a alto de alagamentos, enxurradas e deslizamentos em áreas do Centro e Norte de Santa Catarina. As temperaturas variam entre 5°C e 18°C dependendo da região.
A partir do final da madrugada de domingo, 19, a chuva perderá intensidade, mas o céu permanece fechado com possibilidade de garoa. Na segunda-feira, 20, o tempo deve ficar firme em todas as regiões catarinenses.
Condições Hidrológicas
Os rios apresentaram elevação nas bacias hidrográficas dos rios Itajaí-Açu, Itajaí-Mirim e Tijucas. Em Rio do Sul, o nível do rio atingiu nível de emergência e deve continuar subindo. Em Vidal Ramos, o rio Itajaí-Mirim está em elevação, e em Brusque, o nível apresenta estabilidade, mas pode subir novamente. No rio Tijucas, o nível segue em elevação gradual em São João Batista, enquanto em Nova Trento, o rio apresenta tendência de recessão.
Abrigos Abertos em Rio do Sul
- Salão da igreja da comunidade Nossa Senhora do Rosário, no bairro Taboão
- Salão da igreja da comunidade São Sebastião, no bairro Bela Aliança
- Salão da comunidade evangélica Luterana, no bairro Bela Aliança
- Sociedade Atiradores, no bairro Bela Aliança
- Sede do Lions Clube, no bairro Progresso
- Salão da comunidade São José Operário, no bairro Laranjeiras
Abrigos Abertos em Blumenau
- Abrigo da Igreja IELBLU, Rua 1º de Janeiro, no bairro Itoupava Norte
A Defesa Civil está de prontidão e disponível para a comunidade através do telefone 199. A população deve ficar atenta a possíveis deslizamentos, queda de árvores, muros ou rachaduras em terrenos. Em caso de necessidade, informe a Defesa Civil e, dependendo da gravidade, saia imediatamente do local.
Foto em destaque: Grasiele Aguiar / SDC