Governo Federal aumenta imposto para manter o novo Bolsa Família
O Governo Federal anunciou o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) tanto para pessoas físicas, quanto para pessoas jurídicas, no intuito de manter os novos valores do novo Bolsa Família.
Esse aumento refletirá sobre as operações de crédito, câmbio e de seguro, porém, em casos de parcelamento sem juros o valor do IOF não é cobrado.
Para pessoas físicas, a porcentagem anual do IOF estava em 1,50%, por ano, mas com o aumento ficará 2,04% anual. Já para pessoas jurídicas, a porcentagem do imposto estava em 3%, e com o aumento vai para 4,08% ao ano.
Vale ressaltar que operações de financiamento de imóveis residenciais, empréstimo de moedas estrangeiras entre duas pessoas físicas e pagamentos de dívidas para investidores internacionais estão isentas da cobrança do imposto.
Com a ação, o Governo irá arrecadar cerca de 2,14 bilhões de reais para pagar o novo valor do Auxílio Brasil (novo Bolsa Família), uma quebra de promessa de campanha eleitoral do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Foto: Alan Santos / PR