Hospitais Filantrópicos de Santa Catarina se destacam em atendimento humanizado e saúde mental
Hospitais filantrópicos de Santa Catarina, associados à Associação de Hospitais do Estado de Santa Catarina (AHESC) e à Federação de Hospitais e Entidades Filantrópicas de Santa Catarina (FHESC), têm realizado um trabalho em prol do atendimento humanizado e da saúde mental, priorizando tanto o cuidado com pacientes quanto às equipes de saúde.
O Hospital Izolde Dalmora, em Lindóia do Sul, é referência estadual em cuidados prolongados e se destaca no suporte especializado em saúde mental, especialmente para crianças e adolescentes. Joercio Dalmora, diretor do hospital, explica “Nossa abordagem é centrada na humanização do cuidado, com uma equipe multiprofissional que se reúne semanalmente para discutir o quadro clínico de cada paciente e ajustar os tratamentos conforme necessário”. O hospital trabalha com três pilares de cuidado em saúde mental: prevenção, percepção e tratamento. A iniciativa “Emoções” é um dos destaques, com ações como homenagens, dinâmicas de grupo e o Prontuário Afetivo, que registra preferências pessoais dos pacientes para um atendimento mais próximo e individualizado.
Outro exemplo é o Hospital Santa Luzia, em Ponte Serrada, que se destaca com o Projeto Terapêutico Singular (PTS). A gerente institucional Laisa de Lourdes Mendes afirma “Nosso Projeto permite discussões semanais sobre os tratamentos individualizados de cada paciente, sempre envolvendo a família e a rede de apoio local”. Em parceria com o SENAC e o SENAR, o hospital promove cursos profissionalizantes, proporcionando oportunidades de inclusão social, oferece práticas integrativas como Aromaterapia, Arteterapia e Auriculoterapia e incentiva atividades como rodas de conversa e jogos. Em 2024, o hospital inaugurou um Centro de Estudos focado em saúde mental, com o objetivo de incentivar o debate sobre terapias com base em empatia e comunicação não violenta. A publicação do livro “Histórias que Ouço na Clínica”, em parceria com a autora Kiane Berté, registra relatos de superação e é um marco para a instituição.
“Os hospitais associados à AHESC e FHESC estão desempenhando um papel fundamental no acolhimento e na recuperação dos pacientes, sempre com foco no bem-estar de todos os envolvidos”, afirma Alciomar Marin, Diretor Executivo da AHESC-FHESC.
Foto: Divulgação/AHESC/FHESC