A inclusão digital na terceira idade
da Presse Comunicação Empresarial
Em um mundo cada vez mais conectado, acompanhar os avanços tecnológicos é necessário, porém, um desafio para a maioria das pessoas, principalmente para os mais idosos. No entanto, a tecnologia e os idosos estão cada vez mais conectados. Dois a cada dez idosos já utilizam a internet e as novas tecnologias do mundo digital.
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil vem envelhecendo progressivamente, e a expectativa é que até o ano de 2050, o país se torne parcialmente idoso, passando de 12,5% para 30% com uma população acima de 60 anos. A explicação vem das pesquisas realizadas, que apontam um aumento considerável da expectativa de vida do brasileiro. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está em torno de 75,8 anos.
A inserção às inovações do mundo tecnológico proporciona às gerações mais antigas uma qualidade de vida melhor e mais dinâmica. De acordo com o diretor da unidade da Happy Code de Blumenau, Ricardo Padoin Nenê, a inclusão digital da terceira idade tem uma influência muito positiva na confiança, autoestima e socialização dos idosos. Além do que, novas experiencias, como a tecnologia, estimula a atividade cerebral das pessoas.
“Além disso, estudos recentes afirmam que o uso da tecnologia possui efeitos positivos na preservação e na ampliação das funções cognitivas do cérebro, aperfeiçoamento da memória, raciocínio lógico. Além disso, os idosos que lidam com a tecnologia sentem-se atualizados, ocupam seu tempo livre, possibilitando ainda novas descobertas, novas experiências e novas vivências”, observa Ricardo.
A unidade da escola em Blumenau oferece o curso de Digitalidade para idosos acima de 60 anos, por meio de integração às interfaces digitais. O ensino possibilita mais independência, promovendo a participação em temas do cotidiano, como, por exemplo, o uso de redes sociais. “O curso possibilita ao aluno compreender o universo da tecnologia por meio de aulas práticas com dispositivos como computadores, tablets e smartphones. Além disso, é possível aprender conceitos básicos do uso das principais redes sociais, compreendendo melhor o funcionamento da internet, site e aplicativos que facilitam o nosso dia a dia”, explica o diretor da unidade.
>> Curta o Notícias Vale do Itajaí no Facebook
>> Siga o Notícias Vale do Itajaí no Twitter
>> Entre no no canal do Notícias Vale do Itajaí no Telegram
>> Acompanhe o Notícias Vale do Itajaí no Instagram
Foto: Marcos Santos / USP Imagens