Indaial prepara 11° Festival de Teatro e 8° Festival Estudantil de Esquetes Teatrais
A Fundação Indaialense de Cultura promoverá de 22 a 27 de agosto o 11° Festival de Teatro de Indaial e o 8° Festival Estudantil de Esquetes Teatrais, ambos coordenados pela professora de Teatro da FIC, Liziane Largura. O Festival vem com a proposta de fomentar o teatro na cidade, trazendo uma programação diversificada a todos os públicos. Os espetáculos são gratuitos. Basta retirar o ingresso na recepção da FIC ou no dia do evento, 1h antes de cada espetáculo.
Já o Festival Estudantil de Esquetes Teatrais, que será realizado no dia 25 de agosto, novamente realizará no palco o sonho de alunos que utilizam do teatro como ferramenta de ensino/aprendizagem e podem neste Festival mostrar seus trabalhos para além das fronteiras de suas escolas e seus familiares.
O evento tem ainda o apoio da Fundação Cultural de Guabiruba, Departamento de Cultura da Prefeitura de Ibirama e Viacredi.
Confira a programação completa:
22 de Agosto – Terça-feira
Espetáculo: Comédia de Improviso, da Cia Os Mequetrefes
Horário: 19h30
Local: Galpão das Artes – FIC
Sinopse: No espetáculo os atores se desdobram para criar cenas de humor inéditas junto ao público, que passa de espectador a participantes ativos ao proporem temas, locais e ações para as cenas. Os atores precisam cumprir as métricas dos jogos para construir uma apresentação única e irrepetível.
Classificação: 12 anos
23 de Agosto – Quarta-feira
Espetáculo: Fanny, a rainha da cidade, da Escola Municipal de Artes Cênicas de Ibirama
Horário: 19h30
Local: Galpão das Artes – FIC
Sinopse: A casa de tolerância da Fanny vai de vento em popa na Santa Terezinha. Tudo o que ela não espera é retornar da lavadeira com uma notícia de tirar o sossego: algum desavisado esqueceu o pijama em meio aos lençóis de suas moças. O pior é que a peça tem as iniciais do dono caprichosamente grafadas. Mas não há tempo para delongas: hoje é dia de receber amigos e clientes para mais uma noite que vai ficar na história da cidade. Classificação: 14 anos
24 de Agosto – Quinta-feira
Espetáculo: Só Fridas, da Trip Teatro de Rio do Sul
Horário: 19h30
Local: Galpão das Artes – FIC
Sinopse: Se essa bolsa fosse uma mulher, que mulher ela seria? Romântica? Independente? Sonhadora? Engraçada? Louca? Através das bolsas e dos objetos você vai conhecer várias mulheres que talvez estejam, estiveram ou estarão algum dia, escondidas dentro de cada uma de nós.
Classificação: 16 anos
25 de Agosto – Sexta-feira
13h30 – Abertura Oficial do 8º Festival Estudantil de Esquetes Teatrais
14h – Início das apresentações de Escolas: 100 Cena Cia de Teatro; Colégio Metropolitano; Dual International School; EEB Raulino Horn; EEB Attela Jenichen; EEB Honório Miranda; Escola das Artes Inspirados/Tom Maior; Escola de artes VEM Cultural; Escola de Teatro Blumenau
17h – Encerramento das Esquetes
17h30 – Papo Feet
Analisadores das esquetes do festival: Daivid Matias Krause e Tuany Fagundes
Espetáculo Pequeno Circo de Variedades, da Cia Circo-Íris
Horário: 19h30
Local: Galpão das Artes – FIC
Sinopse: Grapixo e Pechincha são os únicos artistas de um Pequeno Circo de Variedades. Juntos andam pelo mundo, apresentando atrapalhados números circenses de malabarismo, acrobacias, mágicas e mistério. Sem esconderem suas fragilidades de palhaços, eles acreditam que através do riso podem fazer do mundo um lugar melhor.
Classificação: Livre
26 de Agosto – Sábado
Espetáculo: Contestados, da Cia Mútua de Teatro
Horário: 19h30
Local: Galpão das Artes – FIC
Sinopse: Uma extensa área de terra. Milhares de pessoas envolvidas. Interesses econômicos internacionais. Questões religiosas. Interferência de forças do estado. Conflito armado. Mortes. Muitas mortes. Uma narrativa oficial. Lembranças que aos poucos são apagadas. Com elementos comuns a tantas tragédias, o Sul do Brasil foi palco de uma das mais dramáticas guerras que já aconteceram em solo brasileiro. Santa Catarina. Início do século XX. Uma história que precisa ser revisitada.
Classificação: 12 anos
27 de Agosto – Domingo
Espetáculo: Pedro e o Lobo, do Grupo de Teatro da FIC e Orquestra de Câmara de Indaial
Horário: 1ª Sessão – 18h30; 2ª Sessão – 20h
Local: Galpão das Artes – FIC
Sinopse: A história fala de Pedro, um menino curioso que saiu sem permissão da avó para a floresta perigosa para caçar, sem se preocupar se encontraria lá o grande lobo cinzento! A Pata, a Pássara e a Gata também resolvem sair e todos se deparam com o Lobo. Toda encenação é acompanhada minuciosamente pela Orquestra que apresenta os temas dos personagens e o enredo musical.
Classificação: Livre
Foto: Pedro Moraes / Divulgação