CulturaDestaques

Iniciativa em Blumenau promove acolhimento para pessoas com autismo durante festividades e eventos municipais

Na tarde de terça-feira (08/04), a Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou, em sessão ordinária, o Projeto de Lei 9117/2025. A proposta, de autoria do vereador Egídio Beckhauser, tem como objetivo criar espaços reservados e silenciosos em eventos promovidos ou apoiados pela cidade, garantindo benefícios às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A iniciativa prevê a criação de um ambiente diferenciado, denominado “Espaço do Silêncio”, onde será possível oferecer amparo a pessoas com TEA e seus acompanhantes. O espaço é projetado para proporcionar tranquilidade, sendo isolado de ruídos e visitas, servindo como um refúgio para que os pais possam acalmar seus filhos em momentos de crise.

O projeto busca reforçar a inclusão social e permitir a participação efetiva de pessoas com autismo em eventos culturais, esportivos e de lazer. Festividades como a Oktoberfest e a Sommerfest, que movimentam a cidade, estão entre os eventos que se beneficiarão da nova proposta, ampliando o acesso à cultura e convivência para todas as famílias.

A proposição foi aprovada pela Câmara e segue para a Redação Final, antes de ser encaminhada ao prefeito Egidio Ferrari para sanção. O vereador Egídio Beckhauser celebrou a aprovação afirmando: “Não devemos focar nas limitações, mas sim nas possibilidades da inclusão. Este é o primeiro de muitos passos para ampliar os benefícios às pessoas com espectro autista.

O Mesorregional entrou em contato com o vereador Egídio Beckhauser para mais perguntas sobre a iniciativa, e essas foram as respostas:

Que tipos de eventos, além dos culturais e esportivos, poderiam se beneficiar da implementação de um Espaço do Silêncio?

“Todos os eventos que, de certa forma, forem promovidos ou apoiados pelo poder público, como por exemplo, eventos corporativos e feiras de negócios: conferências e congressos, festivais gastronômicos, feiras e simpósios. E os já conhecidos e consolidados: Pascoa em Blumenau, Natal em Blumenau. A ideia e criar um espaço permanente na vida germânica onde centraliza vários eventos na cidade, inclusive, eventos privados. Vai beneficiar também os eventos privados, um local permanente que dê amparo e apoio as famílias.”

Quais seriam os desafios logísticos e financeiros para expandir o projeto “Espaço do Silêncio” em eventos de grande porte na cidade?

“Um dos principais desafios seria a necessidade de um planejamento cuidadoso para garantir que o espaço seja acessível, confortável e atraente para os usuários, para garantir e estimular a vinda dos autistas e familiares aos eventos, e isso inclui, como citado, a escolha de locais adequados, a instalação de estruturas que promovam a tranquilidade e o silêncio. Além disso, é necessário a gestão do fluxo de pessoas e a criação de um ambiente que realmente permita a desconexão do barulho do evento, afim de acalmar e tornar efetivo a ideia. O local precisa ser de um tamanho que comporte as famílias, não fique superlotado, garantido assim a sua rotatividade. Em relação aos desafios financeiros, a expansão do projeto pode demandar um investimento significativo. Isso inclui custos com infraestrutura, materiais, contratação de profissionais qualificados para a gestão do espaço e para amenizar os custos e garantir também a participação privada, é importante procurar possíveis parcerias e investimentos de entidades e empresas. Também é importante considerar a viabilidade econômica do projeto, afinal, atrairá mais famílias para os eventos e tornará Blumenau referência no âmbito de amparo a autistas em eventos, além de considerar que o benefício trazido as famílias e aos autistas, é de tamanha importância que o custo investido no espaço se torna pífio.”

Foto: Maria Eduarda Franz / Mesorregional

error: Conteúdo Protegido !!