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Intenção de compras dos catarinenses para o Natal deve crescer 24%

Segundo pesquisa realizada pela Fecomércio, os catarinenses demonstraram uma maior intenção de compras de bens e serviços no Natal. O estudo concluiu que a expectativa de gasto médio para o Natal em Santa Catarina em 2023 ficou em R$ 689,18, alta nominal de 30,5% frente a 2022. Ao considerar a inflação oficial acumulada dos últimos 12 meses, há aumento real de 24,0% em relação ao ano anterior.

A pesquisa conclui que as compras de fim de ano devem trazer impactos positivos para o setor de bens e serviços. A pesquisa indica que os presentes mais procurados serão os de: vestuário (35,9%), brinquedos (21,5%), calçados (16,3%) e de artigos de perfumaria e cosméticos (10,1%). As compras serão direcionadas principalmente para os filhos (25,6%), os pais (19,9%) e/ou os cônjuges (13,2%) dos consumidores.

A compra presencial continua a ser a opção da maioria dos catarinenses (74,4%), sendo o comércio de rua o local mais procurado pelos consumidores na hora da compra (51,7%), seguido da Internet (24,0%) e das lojas de shopping (20,5%). 

Já no que diz respeito ao gasto médio por tipo de presente, os itens com maior valor agregado foram registrados em assessórios para “Carro/moto” (R$ 3.020,00), “Informática” (R$ 1.744,52), “Cama/mesa e banho” (R$ 1.630,91), “Eletrônicos” (R$ 1.487,33) e “Móveis/decoração/utilidades domésticas” (R$ 1.429,23).

Por fim, a pesquisa ainda identificou que dentre os consumidores que possuem algum animal de estimação em suas residências, 56,8% pretendem adquirir algum produto/serviço para o pet que não é habitualmente comprado no resto do ano. 

O secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck, destaca que o Natal é o período mais aguardado para os comerciantes e as empresas de serviços. “Nos últimos anos, os setores tiveram desafios por conta da pandemia e agora há sinais de recuperação. Datas como o Natal giram a economia do mundo inteiro e em Santa Catarina não poderia ser diferente. Porém, aqui temos um diferencial. Nesse período, que se estende até o Réveillon, além dos moradores, os turistas também aumentam o consumo de bens e serviços”, enfatiza. 

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