Jazz não é apenas um cachorro
Confira a coluna de Rodrigo Gonçalves presidente do Instituo Vinicius Ian, que integra o time seleto de colunistas do Mesorregional. Ele escreve periodicamente a cada 15 dias, sobre temas que certamente lhe prenderão na leitura, com conhecimento sobre sua mente, seu comportamento, sua vida e até mesmo suas atitudes. Confira abaixo seu segundo artigo:
Às vezes, a mais profunda comunicação transcende as palavras, manifestando-se em um gesto, um olhar, ou até mesmo em um simples ato de presença. É lindo ver o amor incondicional desabrochar envolvendo um garoto especial, Vinícius Ian, 5 anos, meu filho que está no Espectro Autista, e Jazz, um labrador que chegou em nossa casa há poucos dias para ser seu cão de apoio emocional.
Em pouco tempo, Jazz se tornou fundamental para a comunicação do Vinícius que tem o nível 2 de autismo, sendo o não-verbal. Jazz não está nem um mês conosco e já aprendeu a de forma silenciosa traduzir as necessidades e emoções do Vinícius. Se eu tinha alguma dúvida se essa relação daria certa, hoje tenho a mais absoluta certeza de que foi a melhor decisão abrir o coração para o Jazz.
Treinado pela dedicada equipe da escola de cães guias Hellen Keller, em Balneário Camboriú, Jazz não trilha o caminho típico de um cão-guia. Em vez disso, sua jornada o levou ao coração da minha família, onde ele serve não apenas como um cão de apoio emocional, mas como uma ponte entre o mundo sensorialmente sobrecarregado de Vinícius e o ambiente ao seu redor.
A escola é especialista em treinar cães guias para deficientes visuais. Porém, quando eles percebem que o cachorro não tem todos os requisitos para ser um guia, ele é treinado para dar apoio emocional. É um trabalho lindo e que tem ajudado muitas famílias.
Desde sua chegada, em 24 de novembro, Jazz se tornou mais do que um animal de estimação; ele é um facilitador de milagres cotidianos. Observar Jazz acompanhar Vinícius até a sala de aula, ser recebido com entusiasmo pelos colegas do jovem, ou até mesmo oferecer consolo a uma criança em prantos, é testemunhar o poder da empatia canina em sua forma mais pura.
Nossa rotina mudou e muito para a melhor. Ter um cão desses exige muitos cuidados e despesas. Porém, ele tem devolvido tudo em dobro que as despesas se tornam uma questão secundária. Em menos de um mês, ele já se adaptou e todos os dias acompanha o Vinícius até a escola. Já conheceu os colegas do meu filho e até ajudou uma menina do primeiro ano a sair de uma crise de choro. Ele ficou ao lado dela, e esse apoio fez com que a criança parasse de chorar ao passar a mão no Jazz.
Estamos muito felizes em ter o Jazz em nossa casa e em nossas vidas. A vida com Jazz é uma lição diária de que, em um mundo onde as palavras muitas vezes falham, a linguagem do amor permanece universal. E, talvez, a lição mais valiosa que Jazz nos ensina é que, na presença de uma amizade verdadeira, até mesmo o silêncio pode ser alto.
Quem precisar de auxílio pode nos contatar pelo Instagram @institutoviniciusian, WhatsApp (47) 3091-2778 ou no e-mail: contato@institutoviniciusian.org.br.