Jornal Mesorregional: Tudo o que você precisa saber sobre as Eleições 2022
Eis que mais uma eleição brasileira se aproxima. No próximo dia 2 de outubro, mais de 156 milhões de eleitores poderão exercer seu direito como cidadão e escolher seus representantes para os cargos de presidente da República, governador, senador e deputado federal e estadual ou distrital. Por isso, fizemos um compilado com as principais dúvidas e informações acerca das eleições. Confira:
Qual o horário de votação?
Este ano, o horário de votação será unificado em todo o Brasil, das 8h às 17h, horário de Brasília. Tanto no dia 02 (primeiro turno), quanto em 30 de outubro (eventual segundo turno). A previsão é de que, com essa medida, a divulgação dos resultados para todos os cargos seja iniciada a partir das 17h.
Quais documentos de identificação serão aceitos?
Fique atento para levar o documento correto na hora de votar. São aceitos:
– carteira de identidade (RG)
– identidade social;
– passaporte ou outro documento de valor legal equivalente;
– carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
– certificado de reservista;
– carteira de trabalho;
– carteira nacional de habilitação.
Converse com o Mesorregional e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Não fiz meu cadastro biométrico. Posso votar mesmo assim?
Como durante a pandemia de covid-19, a coleta das impressões digitais foi suspensa, os eleitores sem cadastro biométrico poderão votar normalmente, desde que estejam com a situação eleitoral regular. Quem já fez o cadastro biométrico, poderá utilizar o aplicativo e-Título como forma de identificação, uma vez que, para quem fez a biometria, o app mostra a foto do eleitor.
Baixe ou atualize o app e-Título
O app substitui o documento em papel e pode ser utilizado como identificação, desde que atualizado e com foto. O e-Título pode ser baixado em aparelhos celulares com sistemas Android e iOS e está disponível na App Store e na Google Play. Ele pode ser usado no dia do pleito para diversas finalidades, como consultar o local de votação (zona e seção eleitoral) e justificar a ausência à eleição, entre outras.
Atenção: se você já tiver baixado o app, mas não tiver feito a emissão do título, só poderá fazer isso depois dos dias de votação. Isso porque no dia 2 de outubro, a emissão do e-Título estará suspensa, voltando a ser liberada a partir do dia 3.
Como fica a situação dos eleitores brasileiros no exterior?
Ao todo, 181 localidades no exterior vão receber 697.078 eleitores residentes fora do país que desejam votar para presidente da República. Foram enviadas 989 urnas eletrônicas para suprir essa demanda. Além disso, outras 29 urnas de lona para votação em cédula serão remetidas para localidades em que há dificuldades alfandegárias para a entrada do equipamento eletrônico, problemas de instabilidade de energia, conflito político ou baixo contingente de eleitores.
A cidade estrangeira que receberá a maior quantidade de urnas será Lisboa, em Portugal, para onde seguiram 51 equipamentos. Lá estão alistados 45.273 eleitores. Os maiores colégios eleitorais de brasileiras e brasileiros fora do Brasil estão nos Estados Unidos, com quase 183 mil, Portugal, com 80.896, e Japão, com 76.570 eleitores e eleitores.
Onde posso consultar informações sobre o meu candidato?
O Portal do TSE na internet reúne todas as informações úteis sobre os candidatos e as respectivas campanhas. Ali estão, além do Portal de Dados Abertos (PDA) e da página de Estatísticas Eleitorais, o DivulgaCandContas. Cada ferramenta informa, em níveis diferentes de detalhamento, tudo sobre candidatos, partidos, financiamento de campanhas e prestações de contas. O acesso é simples e intuitivo.
Nada de celular na cabine de votação ou de arma nas seções eleitorais
No início de setembro, foram publicadas as alterações da Resolução TSE nº 23.669/2021, que agora passa a contar com a proibição do uso de celulares e demais equipamentos de gravação ou transmissão na cabine eleitoral.
A partir desta eleição, os itens listados acima devem ser desligados e entregues aos mesários, juntamente com o documento de identificação, antes do voto. Aqueles que se recusarem a obedecer serão impedidos de votar. Além disso, a força policial poderá ser acionada, caso necessário.
O novo texto também passou a proibir que pessoas portando armas de fogo – sejam civis ou das forças de segurança que não estiverem atuando no local – que se aproxime a menos de 100 metros das seções eleitorais. O descumprimento à regra pode acarretar prisão em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.
Como posso conferir os resultados das eleições de forma segura e confiável?
Através do Boletim de Urna (BU) é possível consultar a quantidade de votos registrados na urna para cada candidato e partido. Tradicionalmente afixado na porta da seção eleitoral, nas Eleições 2022, ele também estará ao alcance de todo e qualquer interessado na internet, podendo ser acessado via aplicativo do TSE.
Esta matéria também está disponível na versão impressa do Jornal Mesorregional, página 10, edição 04.
Foto: TSE/Divulgação.