CulturaEventos

Livro destaca trajetória das artes visuais em Indaial

Na última quinta-feira (10/04), o Galpão das Artes da Fundação Indaialense de Cultura (FIC) foi palco do lançamento do livro “Indicador de Artes Visuais: Indaial do passado ao presente”, de autoria de Arian Grasmuk, Lilian Ebert Haase e Marli Alves Bomtempo Peixe. Os autores possuem uma trajetória marcante na cultura indaialense, promovendo, apoiando e formando artistas da cidade e região.

A publicação mapeia e cataloga os principais nomes das artes visuais de Indaial, incluindo bordadeiras, fotógrafos, coletivos de artistas, ateliês históricos, instituições culturais e monumentos. A obra permite um resgate da produção artística passada e contemporânea, oferecendo subsídios para pesquisadores e interessados na cultura local.

A realização do livro foi possível graças ao apoio de uma doadora anônima, que viabilizou sua publicação. O lançamento contou ainda com colaboradores e um ex-presidente do Conselho, que se uniram para proporcionar uma noite especial.

Distribuição gratuita

Os exemplares não serão comercializados. Quem tem seu nome registrado na obra poderá retirar um exemplar gratuitamente na sede da Fundação Indaialense de Cultura.

“O livro resgata, com cuidado e paixão, a história plástico-visual de Indaial, traçando um mapa das vozes criativas e dando espaço para pioneiros e artistas contemporâneos”, afirmam Marco Antonio Struve e Werner Neuert, responsáveis pela escrita das abas da obra.

Sobre os autores

  • Arian Grasmuk: Pintor, gravador e desenhista, com ampla atuação em exposições nacionais e internacionais.
  • Lilian Ebert Haase: Pintora e professora de arte, reconhecida por sua influência na formação de artistas em Indaial e Blumenau.
  • Marli Alves Bomtempo Peixe: Curadora e produtora cultural, responsável por fortalecer o cenário artístico e valorizar os artistas locais.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Indaial

error: Conteúdo Protegido !!