Mais da metade das praias catarinenses estão próprias para banho
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou o relatório de balneabilidade nº 17, referente ao período de 30 de dezembro de 2024 a 03 de janeiro de 2025. O documento traz informações detalhadas sobre as condições das praias catarinenses e mostra que, dos 238 pontos monitorados, 151 estão próprios para banho, o que representa 63,45% do total.

O mais recente relatório de qualidade das águas aponta que, entre as principais cidades visitadas pelos turistas da região, Balneário Camboriú se destaca positivamente, com 10 dos 15 pontos analisados próprios para banho. Já Penha, outro destino muito procurado pelos blumenauenses, tem 6 dos 11 pontos analisados adequados para banho, mas preocupa pela condição da Praia Alegre, onde os únicos dois pontos monitorados foram considerados impróprios.
O monitoramento segue os critérios estabelecidos pela Resolução CONAMA nº 274/2000, que define um ponto como próprio quando, em 80% ou mais das amostras coletadas nas últimas cinco semanas, há no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros de água. Caso esse limite seja excedido em mais de 20% das amostras ou se a última coleta apresentar um resultado superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros, o ponto é classificado como impróprio.
Acompanhe os resultados em tempo real
O IMA disponibiliza todas as informações sobre a qualidade das praias no site balneabilidade.ima.sc.gov.br. O portal permite que qualquer cidadão acompanhe os dados atualizados automaticamente, visualizando mapas interativos e acessando o histórico das coletas. O monitoramento também pode ser consultado no aplicativo Praia Segura, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
Cronograma de monitoramento
O Programa de Monitoramento de Balneabilidade do IMA segue um cronograma fixo, garantindo transparência e publicidade ao processo. Durante a alta temporada, de outubro a março, as coletas são realizadas semanalmente, e o resultado é divulgado sempre às sextas-feiras. No período de abril a setembro, a divulgação ocorre mensalmente. Para conferir os resultados mais recentes de qualquer ponto monitorado, basta acessar o site e clicar nas bandeirinhas do mapa interativo.
Foto: Diogo Louro / Mesorregional