DestaquesEconomia

Mato Grosso recebe investimento bilionário com envolvimento de empresário blumenauense

O governo de Mato Grosso anunciou na primeira quinzena de fevereiro a construção do Projeto CIAI – Complexo Industrial Agrícola de Itiquira, uma iniciativa que promete transformar a cidade de Itiquira, localizada a 361 km de Cuiabá e que fica na região sul daquele estado, com um investimento que pode chegar na casa dos R$ 10 bilhões. O projeto conta com a parceria do Grupo Saes e da Catarina Fertilizantes, que tem como um de seus investidores o empresário blumenauense Iran Manfredini.

Empresário blumenauense Iran Manfredini / Reprodução Instagram

O Projeto CIAI será composto por diversas unidades industriais, incluindo uma indústria de etanol de milho, uma misturadora de adubo, uma indústria de biodiesel, uma esmagadora de soja, uma esmagadora de caroço de algodão além de uma usina geradora de energia. A previsão de entrega de todas as usinas é de cinco anos após o início dos trabalhos.

A reunião para o fechamento definitivo do negócio entre os empresários e as autoridades públicas ocorreu na manhã do dia 12 de fevereiro. A previsão é que a primeira fase do projeto terá início ainda este ano, com terrateraplanagem e construção da estrutura inicial. A segunda fase será focada na implantação das esmagadoras de soja e caroço de algodão, e também da planta de biodiesel. A licença ambiental para o projeto está prevista para ser consolidada dentro de dois ou três meses.

Com o projeto em andamento, a obra irá gerar 2 mil empregos indiretos e 600 empregos diretos após a conclusão das usinas. Além disso, serão construídos 10 armazéns, com capacidade de armazenamento de 240 mil toneladas de produção, atendendo a uma grande necessidade de armazenagem de grãos no estado.

Foto em destaque: Lucas Rodrigues / Governo de Mato Grosso

error: Conteúdo Protegido !!