Médico condenado por estupro em Santa Catarina é candidato a vereador pelo Partido da Mulher Brasileira
Antônio Teobaldo Magalhães Andrade, condenado por dois casos de estupro, é candidato a vereador pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB) na sua cidade natal, que é Itabuna, na Bahia. A cidade fica próxima de Uruçuca, onde ele teria cometido um dos crimes contra uma adolescente de 13 anos. O médico também foi condenado por estupro de uma paciente em Joinville, cidade do Norte Catarinense.
Apesar de sua candidatura estar indeferida até o momento devido à ausência de condição de elegibilidade, Teobaldo segue na disputa enquanto recorre da decisão da Justiça Eleitoral. A condenação por estupro não foi citada no processo de indeferimento de sua candidatura. A Justiça Eleitoral questionou apenas o domicílio eleitoral e a condição de militar do candidato.
Condenações por estupro Teobaldo foi condenado em Joinville, em 2022, a 12 anos e cinco meses de prisão por estupro de uma paciente dentro de um posto de saúde. Em agosto de 2021, ele cometeu o crime enquanto atuava no bairro Iririú. O caso mais recente, em Uruçuca (BA), levou à sua condenação em 1ª instância em 29 de agosto de 2024, por estupro de vulnerável de uma adolescente de 13 anos, ocorrido em 2010.
Partido da Mulher Brasileira (PMB) Teobaldo é candidato pelo PMB, criado com o objetivo de garantir maior representação feminina na política. No entanto, a sigla tem enfrentado críticas por ter 80% de candidatos homens nas eleições, incluindo o próprio médico, condenado por crimes de violência sexual.
Bens declarados
Através do sistema de registro de candidaturas, o Mesorregional consultou os bens declarados por Antônio, mas mesmo sendo profissional de uma classe profissional que recebe mais do que a média dos trabalhadores brasileiros, o médico não possui propriedades, nem mesmo qualquer valor depositado em conta bancária, semelhante ao que consta na declaração de bens do candidato de Blumenau que precisou mudar sua autodeclaração de cor.