Mês da Mulher: CineArte Francês faz homenagem a personalidades femininas francesas
O que a escultora Camile Claudel, a estilista Coco Chanel e as cantoras Dalida e Edith Piaf têm em comum? Além da nacionalidade, as quatro mulheres também possuem trajetórias impressionantes. E no mês que comemoramos o Dia da Mulher (8), o CineArte Francês vai apresentar os filmes que contam as suas histórias. As sessões ocorrem na Secretaria de Cultura de Blumenau (antiga Fundação Cultural) e a entrada é gratuita. Confira a programação:
Dia 07/03 – 19h30
Dalida – (2016)
A vida, obra e trajetória da cantora Dalida (Sveva Alviti), que nasceu no Cairo e se tornou um ícone da música francesa e mundial. Cantando em diversas línguas diferentes, uma mulher nascida para uma vida de sucessos e de fama, atuando em filmes famosos e vendendo milhões de discos no mundo inteiro até sua trágica morte.
Dia 14/03 – 19h30
Coco Antes de Chanel (Coco Avant Chanel) – (2009)
Gabrielle Chanel (Audrey Tautou) viveu a maior parte de sua infância em um orfanato, onde foi deixada pelo pai. Já crescida, ela equilibra o trabalho no bar com sua devoção à costura. Quando se envolve com um homem rico, ela ganha um passe para a alta classe que fica balançada. Se apresentando como Coco, a estilista revoluciona a moda com seu estilo minimalista em meio a uma era de extravagância.
Dia 21/03 – 19h30
Camille Claudel 1915 – (2013)
Inverno, 1915. A escultora francesa Camille Claudel (Juliette Binoche) foi internada em um sanatório. Lá, vive com o medo de ser envenenada e rodeada por pessoas com deficiências mentais que a atormentam. Ela espera a chegada de seu irmão Paul para que a leve para casa.
Dia 28/03 – 19h (Debate após a sessão)
Piaf – Um Hino ao Amor (La Môme) – (2007)
Abandonada pela mãe, Edith Piaf (Marion Cottilard) foi criada pela avó em um bordel. Dos 3 aos 7 anos de idade fica cega, recuperando-se milagrosamente. Aos 15 anos começa a cantar nas ruas de Paris. Em 1935 é descoberta por um dono de boate e neste mesmo ano grava seu primeiro disco. A vida sofrida é coroada com o sucesso internacional. Fama, dinheiro, amizades, mas também a constante vigilância da opinião pública.
Sobre o CineArte Francês
Idealizado pela AF Blumenau, o CineArte Francês é um projeto integrado ao CineArte promovido pela Secretaria de Cultura de Blumenau há mais de 10 anos. A proposta é exibir gratuitamente produções francófonas – de países que têm o francês como língua oficial – e que costumam ficar fora do circuito comercial de cinema. As sessões trazem filmes clássicos ou contemporâneos, todos legendados em português.
Foto: Reprodução/Divulgação