DestaquesSaúde

Ministério da Saúde anuncia construção de uma nova policlínica em Blumenau

Em Santa Catarina, os municípios de Lages, São José e Blumenau serão beneficiados com a construção de uma policlínica cada. O investimento de R$ 1,65 bilhão do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) vai permitir a construção de estruturas mais modernas e equipadas para melhorar o

atendimento à população. 24 estados vão ganhar 55 policlínicas, beneficiando mais de 19 milhões de pessoas.

Segundo Henrique Chaves, diretor de programa da Secretaria Executiva (SE) da pasta, “Essa é a primeira vez que policlínicas serão construídas com recursos federais. O valor médio por unidade chegará a R$ 30 milhões entre obras, equipamentos e mobiliário”.

De acordo com a Prefeitura de Blumenau, tanto o Estado, quanto o Município cadastraram propostas para receber o empreendimento. Em relação ao projeto municipal, o Ministério da Saúde (MS) habilitou a proposta, porém, Blumenau não foi selecionada. O que segue em situação habilitada e selecionada é o empreendimento proposto pelo Estado de Santa Catarina.

Em relação ao seguimento da proposta de construção pelo Estado, a situação era de que faltava o repasse do orçamento aos cofres do Estado por parte do MS. Agora em junho, a proposta do Governo do Estado segue habilitada no valor de 30 milhões, que serão divididos em 15 milhões para a construção predial e 15 milhões para a compra dos equipamentos e mobiliários, mas a pendência ainda é o repasse do valor por parte da união para o Governo de Santa Catarina.

Vale acrescentar que Blumenau se reuniu com os representantes da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve) e a decisão coletiva em relação à construção da policlínica regional é bem-vinda, porém, os municípios não conseguem arcar com o custeio e a manutenção do espaço e dos servidores de forma independente. É importante lembrar que todos os municípios pertencentes à Amve contam com policlínicas focadas em atenção especializada.

Também há de se destacar que o repasse da verba será feito ao governo do Estado, que ficará responsável pelas construções.

Imagens: Reprodução / Ministério da Saúde

error: Conteúdo Protegido !!