DestaquesGeral

Ministério Público requer licitação das linhas de ônibus intermunicipais de Santa Catarina

85 empresas de transporte intermunicipais de passageiros de Santa Catarina estão com os contratos vencidos e, mesmo assim, o Departamento de Transportes e Terminais (DETER) não abriu concorrência pública, por isso o Ministério Pública de Santa Catarina (MPSC) ajuizou uma ação civil pública para regularizar a situação.

A ação visa obrigar o Conselho Estadual de Transportes e o DETER a cumprirem a lei e licitar as linhas de ônibus intermunicipais que operam irregularmente sem licitação e com contratos de concessão vencidos, que segundo o MPSC vem causando grave prejuízo à população. A ação foi protocolada na última terça-feira, dia 3.

>> Curta o Notícias Vale do Itajaí no Facebook
>> Siga o Notícias Vale do Itajaí no Twitter
>> Entre no no canal do Notícias Vale do Itajaí no Telegram
>> Acompanhe o Notícias Vale do Itajaí no Instagram

A promotoria relata que a Lei nº 10.824/98 que permitia a delegação do serviço de transporte intermunicipal pelo prazo de 10 anos mediante a celebração do contrato sem licitação, precedido somente de edital de consulta, foi declarada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça em agosto de 2009 e, após esgotados todos os recursos possíveis, a decisão transitou em julgado em 2015, sem que o DETER tenha apresentado solução plausível a fim de regularizar a situação crítica em que se encontra o referido meio de transporte.

Apenas as linhas intermunicipais da Região Metropolitana de Florianópolis não são objeto da ação, pois a Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (SUDERF), em parceria com o Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC, ficou responsável pela elaboração de estudos acerca da implantação do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Região Metropolitana de Florianópolis (PLAMUS). A atuação da SUDERF no que se refere ao desenvolvimento do transporte ainda está na dependência da aprovação da respectiva legislação pela Assembleia Legislativa.

 

Foto: Douglas Thomas Krammer Pires / Conexão SC Bus

error: Conteúdo Protegido !!