Ministra da Saúde Nísia Trindade é demitida por Lula após críticas e insatisfação
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, foi exonerada nesta terça-feira (25), após 26 meses no cargo, em meio a uma crescente insatisfação interna no governo federal. Críticas sobre atrasos na distribuição de medicamentos e vacinas e a pressão de membros do próprio governo foram fatores determinantes para a decisão.

Nesta mesma terça-feira, durante evento no Palácio do Planalto, Nísia Trindade foi aplaudida enquanto discursava por mais de 30 minutos. Ela fez questão de agradecer aos integrantes do ministério, da Fiocruz e de outros órgãos relacionados à saúde. A cada citação, a ministra recebia aplausos da plateia.
Ao final de seu discurso, a ministra assinou parcerias para o fortalecimento da produção e inovação de vacinas e biofármacos e pediu para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presente no evento, se levantasse para participar das fotos com os documentos assinados. “Presidente, venha você também, presidente”, disse Nísia. O presidente Lula não discursou no evento, mas permaneceu presente durante a cerimônia.
O cargo de ministra da Saúde será agora assumido por Alexandre Padilha, que retorna ao cargo após um período de grande visibilidade durante o governo de Dilma Rousseff, entre 2011 e 2014.
Foto: Ricardo Stuckert / PR