Mobilidade Urbana
Confira a coluna de Alexandro Fernandes. Hoje o administrador fala sobre mobilidade urbana. Leia:
Atualmente um dos principais desafios das cidades é a gestão e execução de ações de mobilidade. O planejamento estratégico neste sentido é essencial para um melhor desempenho no futuro.
É necessário que tenhamos uma compreensão macro do que significa este tema e quais são as engrenagens envolvidas nesse grande sistema que funciona em escala contínua e constante. Planejamento, gestão, ação, monitoramento, controle, fiscalização, análise e reestruturação, 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano.
Os grandes envolvidos nesse processo somos todos nós, diariamente, de diversas formas, e, às vezes, podemos estar em vários papéis no mesmo dia. O que quero dizer com isso, parece complexo e sem sentido?! Mas é isso mesmo!
Os envolvidos na mobilidade urbana são pessoas atuando em vários papéis, como: pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas, transporte coletivo, inclusão, acessibilidade e poder público. Com isso perceba quantos papéis ocupamos no mesmo dia.
Com esta análise preliminar precisamos cumprir nosso trabalho por etapas e a cidade de Blumenau, apresenta em seu planejamento de mobilidade, ações do presente focadas no futuro. Além de muitos estudos para o desenvolvimento e melhorias do tráfego de veículos e pedestres, o município contará com a Central de Controle Operacional que será utilizada para Planejamento Estratégico e Gestão de Mobilidade Urbana. Um espaço direcionado para a tomada de decisões diárias nas ações de trânsito, com monitoramento e fiscalização. A Central atuará ainda integrada com as forças estaduais de segurança e para controle de crises que serão capitaneadas pela Defesa Civil Municipal. Com isso temos em funcionamento as primeiras obrigações que uma cidade de grade porte como Blumenau precisa ter.
Seguindo em frente, com foco de que a cidade tem que ser para as pessoas, temos que ter ações imediatas para dar respostas rápidas e como toda cidade é um organismo vivo em constante desenvolvimento, ela precisa ser direcionada para o bem-estar das pessoas. E é nesse momento que entram as ações que promovem a melhoria pensando no coletivo onde os investimentos passam a ser mais dedicados e ampliados aos pedestres, ciclistas e o transporte coletivo.
Esses integrantes no conceito de cidades inteligentes e modernas no presente e no futuro serão os atores principais no processo, e percebemos em Blumenau também ações nesse sentido, como ampliações constantes e contínuas de ciclovias e ciclo faixas, padronização e requalificação de passeios públicos, corredores exclusivos para ônibus e uso de muita tecnologia para gestão eficiente do sistema.
Outros investimentos em sinalização viária e uso de tecnologias de monitoramento e fiscalização de trânsito estão em estudos para serem implementados em breve, gerando ainda mais segurança e reduzindo os riscos de acidentes. É com estas ações que nos adequamos ao presente e pensamos no futuro.
É nesse ponto que com certeza alguém pode perguntar: Ah! Mas e o trânsito, as filas, o congestionamento? Porque não liberam os corredores de ônibus para os carros? Estamos aqui parados no trânsito…
Então! Essa é a dura realidade que precisa ser dita. Diversos investimentos também são feitos em novas vias e requalificação das existentes, reorganização do planejamento viário e mudanças em diversos pontos do fluxo atual de veículos, porém uma coisa precisa ser entendida: o coletivo se sobrepõe ao individual. Então as ações serão pensadas para fomentar de melhor forma as necessidades que gerem retorno para mais pessoas, sem esquecer as questões pontuais e individuais de cada integrante desse organismo chamado cidade.
Neste momento pós-pandemia, vamos todos, trabalhar muito e torcer, em cada uma de nossas atividades diárias, para que possamos superar os desafios que temos, gerar renda e qualidade de vida para nossas famílias e termos uma mobilidade urbana em constante melhoria em nossa cidade, mesmo com as dificuldades do momento e com o crescimento que uma cidade de grande porte e em constante desenvolvimento como Blumenau tem. Lembrando que hoje somos mais de 360.000 habitantes, em breve podemos ser 400.000 e temos que evoluir sempre.
E para finalizar é sempre importante lembrar! O Trânsito é feito por cada um de nós, então antes de apontarmos o dedo, vamos avaliar como está o nosso comportamento. Vamos juntos fazer um trânsito seguro. Educação e respeito às leis são nossas obrigações para evitarmos transtornos. E em horários de maior movimento, precisamos estar cientes de que se o tempo entre um destino e outro, é de por exemplo 20 minutos, este tempo poderá ser maior às vezes, então se você sair de sua origem atrasado para determinado compromisso, não será no trânsito que você irá recuperar seu tempo. Pense nisso!
E termino essa análise da forma que começamos, afirmando que um trânsito seguro depende de cada um de nós, pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas, transporte coletivo, inclusão, acessibilidade e poder público. O trânsito somos todos nós. Pense nisso!
Nas redes sociais siga Alexandro:
Instagram @alexandroef
Facebook @Alexandroef
Linkedin Alexandro Eduardo Fernandes