Morre Walter Cunningham, astronauta da Apollo 7, aos 90 anos
A NASA informou hoje (04) que o astronauta norte-americano Walter Cunningham, morreu nesta terça-feira (03), aos 90 anos. Cunningham era último membro vivo da tripulação da Apollo 7, após a morte do comandante da missão Schirra, um dos astronautas originais do “Mercury Seven”, e do piloto do módulo de comando Eisele, em 2007 e 1987, respectivamente.
“Walt Cunningham era um piloto de caça, físico e empresário – mas, acima de tudo, ele era um explorador”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson, em um comunicado.
Na Marinha e no Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, Cunningham realizou 54 missões como piloto de caça antes de se aposentar com o posto de coronel. Entre o serviço militar e o mandato da NASA, Cunningham passou três anos como cientista da Rand Corp., trabalhando em estudos de defesa e problemas relacionados ao campo magnético da Terra.
O astronauta seguiu uma carreira pós-NASA como investidor e executivo em vários empreendimentos comerciais.
Missão Apollo 7
Decolando em 11 de outubro de 1968, a Apollo 7 marcou a retomada do programa de voos espaciais lunares da Nasa 21 meses após o incêndio que matou todos os três membros da tripulação da Apollo 1, Gus Grissom, Ed White e Roger Chaffee, durante um lançamento terrestre teste no final de janeiro de 1967. A missão Missão Apollo 7 contou com os membros: Walter Schirra, Donn Eisele e Walter Cunningham.
Fonte: G1.
Foto: Site de Cunningham.