Movimentação de cargas nos portos de SC cresce 5,96% no primeiro semestre de 2024
No primeiro semestre de 2024, o movimento nos portos de Santa Catarina apresentou um crescimento significativo de 5,96% em relação ao mesmo período de 2023. De acordo com dados da Gerência de Portos da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o volume movimentado superou 31,1 milhões de toneladas.
O Porto Itapoá destacou-se como o grande protagonista desse crescimento, apresentando um impressionante aumento de 25,3% em relação ao ano anterior. Este desempenho notável contribuiu para o resultado geral positivo dos portos catarinenses, que superaram a média nacional de crescimento, que foi de 4,28% no mesmo período.
Entre as mercadorias movimentadas, 13,6 milhões de toneladas foram de cargas conteinerizadas, seguidas por petróleo e derivados (4,4 milhões de toneladas), soja (4,4 milhões de toneladas), ferro e aço (2,3 milhões de toneladas), fertilizantes (1,3 milhões de toneladas) e milho (841 mil toneladas). A navegação de longo curso também teve um crescimento significativo, com um aumento de 4,8% no total de movimentação e uma elevação expressiva nas exportações (8,2%) e importações (21,6%).
Os portos com maior movimentação no primeiro semestre de 2024 foram:
- São Francisco do Sul: 8,7 milhões de toneladas
- Porto Itapoá: 6,5 milhões de toneladas
- Portonave: 6,4 milhões de toneladas
- Terminal Aquaviário de São Francisco do Sul: 4,4 milhões de toneladas
- Porto de Imbituba: 4,3 milhões de toneladas
Outros portos e terminais contribuíram com 575 mil toneladas, consolidando a posição de Santa Catarina como um importante corredor logístico no cenário nacional.
Foto: Eduardo Valente / Divulgação