DestaquesGeral

MPSC lança campanha de setembro amarelo com foco na prevenção ao suicídio saúde mental

Nesta segunda-feira (2/9), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) deu início à veiculação de mais uma edição do programete “MPSC em Ação” nas televisões e “Minuto Ministério Público de Santa Catarina” nas rádios, com o tema “Setembro Amarelo: Cuidar e Acolher”. A campanha é dedicada ao mês oficial de prevenção ao suicídio, visando promover a conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental e os direitos à saúde pública e assistência social.

Em parceria com a Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP), o MPSC vem, desde 2016, informando e capacitando cidadãos e servidores sobre questões relacionadas à saúde mental. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, o Brasil registrou uma média de 38 suicídios por dia, um dado alarmante que reforça a necessidade de atenção e prevenção.

Para fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), o MPSC, em conjunto com as Gerências Regionais de Saúde, tem realizado vistorias em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e capacitações em comunidades terapêuticas desde o ano passado. “O Ministério Público vem se engajando nessa missão de conhecer e falar a respeito da saúde mental para prevenir e lidar melhor com diferentes situações, como o suicídio”, afirmou Douglas Martins, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Saúde Pública (CSP) do MPSC.

Evento do Setembro Amarelo

Como parte da campanha, o MPSC promoverá um evento em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio na próxima terça-feira (10), com o tema “Cuidado e acolhimento de pessoas que fazem parte de grupos vulnerabilizados”. O evento ocorrerá no auditório do edifício-sede do MPSC, em Florianópolis, a partir das 9h, e contará com palestras sobre políticas públicas e desigualdades sociais que afetam a saúde mental desses grupos. As inscrições podem ser feitas online.

Imagens: Divulgação / MPSC

Imagem em destaque: Reprodução / Pixabay

error: Conteúdo Protegido !!