Mudança de marca do Twitter para ‘X’ desagradou usuários, aponta estudo
🐦 Uma pesquisa conduzida pela Valometry e pelo Painel TAP revelou que a mudança drástica de marca do Twitter para ‘X‘, promovida por Elon Musk, não foi bem recebida pela maioria dos usuários da rede social. O Brand Value Score (BVS), que avalia a força da marca de 0 a 100, caiu de 71 para 65 com a nova identidade. No entanto, entre os que entenderam o propósito da mudança além da estética, o índice subiu para 80.
O estudo, que entrevistou cerca de 700 pessoas em todo o Brasil, indicou que a maioria dos entrevistados (61%) percebeu a mudança da marca, mas menos de 15% entenderam que se tratava de uma nova experiência e modelo de negócio. Para 58%, a nova marca foi apenas uma mudança de logotipo, não refletindo a reestruturação planejada por Musk.
A mudança, que deveria ter ressignificado a empresa, acabou minando a marca icônica do Twitter, que durante anos foi considerada um espelho virtual da sociedade contemporânea. Elon Musk, ao transformar o Twitter em ‘X’, tinha como objetivo expandir o serviço para áreas como sistemas financeiros de pagamento e e-commerce, mas essa visão não foi captada pelo público, resultando em uma recepção desfavorável.
Imagem: Reprodução