Napoleão Bernardes critica proposta de orçamento para barragens de contenção de cheias para 2024
Durante a Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) nesta terça-feira (7), o deputado blumenauense Napoleão Bernardes (PSD) fez críticas contundentes à proposta orçamentária para as barragens de contenção de cheias em 2024. O deputado expressou preocupação com a situação do Vale do Itajaí, que sofreu recentemente com inundações. Bernardes argumentou que a redução, que chegou à metade do valor anterior, será prejudicial e um possível erro que precisaria ser corrigido durante a votação do Orçamento.
O deputado apontou que as regiões do Alto e Médio Vale do Itajaí enfrentaram enchentes consecutivas nos últimos tempos, com áreas ainda alagadas. A proposta orçamentária para 2024, que apresenta um corte significativo nos recursos destinados às barragens de contenção de cheias, gerou preocupação devido à necessidade de investimentos contínuos em infraestrutura de proteção contra enchentes na região. Napoleão instou a Assembleia a rever essa decisão e garantir que os recursos necessários estejam disponíveis para proteger a população das inundações futuras.
Além de reivindicar a melhoria da gestão e manutenção das estruturas já existentes nos municípios de Taió, Ituporanga e José Boiteux, Napoleão também vem cobrando investimentos na construção de novas barragens. “Por tudo isso que o nosso estado tem sofrido, o orçamento de 2024 deveria contemplar, no mínimo, o valor de 2023 mais a inflação. E mesmo assim, é muito pouco, diante dos desafios futuros que vislumbramos em relação às mudanças climáticas. Fica aqui o meu apelo para que este valor seja revisto, e sei que será, pois a segurança dos catarinenses está em jogo. Não medirei esforços para que isso aconteça”.
Foto: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL