Nasa adia lançamento de missão à Lua
A Agencia Espacial Norte-Americana (Nasa), se prepara para o lançamento da Missão Artemis I, que estava previsto para esta segunda-feira (29). O lançamento, no entanto, foi adiado e a expectativa é de que ocorra na próxima sexta-feira (2).
A missão é uma nova etapa de exploração da Lua: o lançamento do foguete Space Lauch System (SLS) e da cápsula Orion. Nesta etapa, a viagem não é tripulada e marca uma série de testes na órbita da Lua, tanto em relação aos equipamentos quanto à cápsula Orion, que deve levar até quatro astronautas na segunda etapa da missão, prevista para ocorrer até 2026.
As condições climáticas preocuparam técnicos e engenheiros da missão, já que foram registrados relâmpagos neste fim de semana e há probabilidade de chuvas. O lançamento estava previsto para ocorrer entre 9h33 e 11h30 no horário de Brasília. O diretor de lançamento, porém, interrompeu a tentativa de lançamento desta segunda-feira devido a um problema em um dos motores do foguete. A Nasa informou que o foguete do Sistema de Lançamento Espacial e a espaçonave Orion permanecem em uma configuração segura e estável.
O objetivo desta primeira ação do programa Artemis é levar um voo tripulado ao satélite natural da Terra nos próximos anos. E mais, de levar a primeira mulher ao solo lunar. A missão também quer ampliar a atuação no sistema solar: construir uma base lunar permanente, sustentável e fazer com que a Lua seja um ponto de apoio para projetos no planeta vizinho, Marte.
Converse com o Mesorregional e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
A expectativa é de que a missão, que será comandada daqui da Terra, dure entre 20 e 40 dias. A volta à Terra deve ocorrer com um mergulho no Oceano Pacífico, na costa da Califórnia.
O voo de volta à Lua, organizado pela Nasa em parceria com 21 países, inclusive o Brasil, representa o retorno ao satélite 50 anos após a última viagem tripulada, em 1972, com a Missão Apollo.
Informações da Agência Brasil
Foto: Joel Kowsky / NASA