Novo governo de Blumenau tende a priorizar suplentes
O Mesorregional apurou que o prefeito eleito de Blumenau, Egidio Ferrari (PL), pode estar adotando uma estratégia de governança que prioriza a inclusão de suplentes de vereadores e servidores concursados na composição de seu governo.
Um exemplo dessa estratégia é a possível indicação de Douglas Rafael (PL), primeiro suplente do PL na última eleição para a Câmara de Vereadores, para comandar a Secretaria Municipal de Saúde. Rafael já ocupou o cargo de Gerente Regional de Saúde do governo de Santa Catarina.
Além disso, suplentes de outros partidos também estão sendo considerados para integrar o governo, tanto no primeiro quanto no segundo escalão. Um desses nomes é o de Cláudia Lindner (União Brasil), que vem se promovendo bem e pode comandar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Alías, um fator importante a ser lembrado é o nome do deputado estadual Marcos da Rosa (União Brasil), um dos primeiros apoiadores da Ferrari, que certamente terá um peso importante na formação do governo. Ele mesmo afirma que o seu partido ajudou muito na eleição ainda no primeiro turno. “Não fizemos exigência alguma para apoiar Egídio e não faremos exigências agora, mas ficaremos felizes se formos prestigiados.” afirmou ao Mesorregional.
Além do União, tem o próprio PL, o Republicanos, o Progressitas, o Cidadania e o PSDB que estavam na coligação e que elegeram vereadores, além do MDB, que sempre esteve com Ferrari, partido que chegou a cogitar se filiar, inclusive e que o presidente municipal, Daniel Hostins pode ser indicado para a Secretaria de Serviços e Manutenção Urbana.
Do atual governo, devem ficar poucos. Os mais prováveis são Alexandre Mathias, na Educação Eder Antônio Boron, que trocará de pasta, assim como Marcelo Althoff. Além deles, Anderson da Rosa e Dirk Reiter, além de outros nomes que ventilam nos corredores, como o de Róbson Tomazzoni para a Secretaria do Meio Ambiente, Professor Ramalho na Intendência da Vila Itoupava e Fábio Campos na Secretaria de Transporte e Trânsito.
Já sacramentados, inclusive anunciados oficialmente estão Malu Fusinato na Comunicação, Dênio Scottini na Chefia de Gabinete, e Laura Freitas Gehrke na Secretaria da Fazenda, além de Boron e Althoff.
Foto: Jefferson Santos / Mesorregional