O mês de agosto e a Lei Maria da Penha
Criada em 2006, a Lei Maria da Penha tem o objetivo de proteger a mulher da violência doméstica e leva o nome de uma vítima que lutou pela justiça. Nascida em Fortaleza (CE), Maria da Penha Maia Fernandes foi casada com Marco Antônio Heredia Viveros, um colombiano que conheceu cursando o mestrado. Apesar de se mostrar muito amável durante os primeiros anos do relacionamento, o homem passou a ser agressivo depois de um tempo.
Em 1983, Marco Antônio cometeu dupla tentativa de feminicídio contra a esposa. Na primeira, deixou a mulher paraplégica com um tiro nas costas. Na segunda, quatro meses depois, a manteve em cárcere privado e tentou eletrocutá-la durante o banho.
Converse com o Mesorregional e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
A sobrevivente lutou por seus direitos e o agressor foi condenado apenas 19 anos depois. A conquista desta história foi a criação de uma lei que ampara pessoas em situação de violência doméstica, sejam mulheres ou homens. A lei garante não apenas a prisão do suspeito agressor como também o auxílio às vítimas por meio do canal de atendimento 180, voltado a denúncias.
Agosto é o mês em que se comemora o aniversário da lei e, por conta disso, foi criada a Campanha Agosto Lilás que anualmente promove diversas ações pela conscientização sobre o assunto. No Vale do Itajaí, os municípios estão comprometidos com a causa, criando programações gratuitas em prol do fim da violência. O importante é não ficar em silêncio. Disque 180 e denuncie.
Imagem: Divulgação / Prefeitura Municipal de Itajaí