O metaverso é o futuro da internet?
Você, certamente, já deve ter ouvido falar no termo ‘metaverso’, mas sabe o que ele significa e qual a sua importância? Saiba que empresas de todo o mundo, inclusive Blumenau, já estão aproveitando o metaverso no ambiente corporativo. E este recurso promete trazer grandes benefícios para a sociedade.
Primeiramente, é importante entender que o metaverso combina diferentes tecnologias em uma só. As mídias sociais, a realidade aumentada, a realidade virtual e as criptomoedas, por exemplo. Nele as pessoas podem interagir umas com as outras através de avatares. Neste universo é possível fazer compras, realizar diferentes atividades, criar e aprender coisas novas.
Se você está achando que isso é muito roteiro de filme sci-fi (ficção científica), saiba que você ainda não viu nada. A ideia central é provocar uma imersão total dos usuários. Utilizando óculos especiais, sensores para registrar os movimentos físicos e expressões faciais que serão recriados pelo avatar neste mundo virtual. Ele é muito utilizado nos games, mas a questão aqui é o uso corporativo.
E uma empresa de Blumenau têm se sobressaído quando o assunto é metaverso. A TOT, uma companhia de educação corporativa do GrupoVex. Lançou em abril deste ano o 1º Metaverso de Educação Corporativa do Brasil. Uma sala em realidade virtual para a realização de treinamentos corporativos, eventos, palestras, apresentações comerciais, reuniões, etc. Trazer esse tipo de tecnologia para o meio corporativo pode despertar ainda mais o interesse das pessoas para o assunto em questão.
Converse com o Mesorregional e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
A produtora NossaVoz que é do mesmo grupo corporativo da TOT, lançou ainda um estúdio de podcast dentro do metaverso. A sala temática no Metaverso simula um estúdio real de podcast, com microfones, cadeiras para acomodar os avatares e até as câmeras.
A melhor parte disso é que é muito simples acessar o metaverso proposto pela TOT. Basta entrar em um link em um computador comum, usar fones de ouvido e no caso do podcast ter um microfone à mão. Agora, com o leilão da internet 5G no Brasil, este tipo de tecnologia tende a ganhar ainda mais atenção e investimentos. Não somente no ambiente corporativo, o metaverso promete inovações para a área médica, vendas e muito mais.
Foto: Divulgação/Reprodução.