O Pedido de Impeachment do Ministro Alexandre Moraes
Esta semana Bolsonaro enviou ao Senado um pedido de Impeachment contra o Ministro Alexandre Moraes em razão de sua atuação no inquérito das “Fake News”.
De fato, Fake News atrapalham a vida cotidiana e tornaram os grupos de família do whatsapp um ambiente insalubre, mas até que ponto deveremos limitá-las? Será que não seria melhor deixar que cada grupo fizesse suas próprias regras? Independente da resposta a estas perguntas, a discussão está em segundo plano.
O fato é que o presidente em exercício do STF, que abriu o inquérito acima mencionado, com base no artigo 43 do regimento interno da casa foi Dias Toffoli. A peça é bem redigida e a fundamentação de Bruno Bianco é excelente, entretanto é curioso o pedido partir de Bolsonaro, uma imensa contradição.
Apesar de Bolsonaro discordar das ações de Toffoli no Supremo e agora tentar suprimir o tal artigo, acabou de nomear para a vaga de novo ministro o homem de confiança de Dias, André Mendonça, que chegou até a assessorar ele na Advocacia-Geral.
Bolsonaro está com medo, pois sabe que está envolvido até o pescoço com Fake News, Roberto Jefferson e outros graves problemas que têm sido investigados no inquérito.
Desde o início do Governo Bolsonaro, sempre que uma investigação lhe ameaçava de alguma forma, suas ações acabavam sendo no sentido de barrar a todo custo a atividade policial. Por conta disso, já tivemos perdas incalculáveis como o fim da lava jato e a demissão do ex-ministro Sérgio Moro.
Além disso, a ideia ficará na ameaça, pois Bolsonaro não possui apoio dentro do Senado para prosseguir com a tentativa, muito pelo contrário, a casa liderada por Davi Alcolumbre tem tentado uma reaproximação do STF e até ensaia defender os ministros na questão.
A represália já era esperada, entretanto é lamentável e de uma contradição imensa. Não faz sentido considerar Dias Toffoli e Alexandre Moraes dois maus ministros, ao mesmo tempo que considera André Mendonça o melhor jurista da atualidade para o Supremo.
Siga o colunista no instagram: @thiago.schulze e envie sugestões para contato@mesorregional.com.br.