O policiamento ostensivo à pé
Confira mais um artigo do coronel Jefferson Schmidt, colunista da área de segurança pública do Mesorregional:
Uma das modalidades de policiamento que trás mais proximidade com as pessoas é aquela em que o policial militar faz suas rondas à pé pelas ruas de um determinado bairro ou setor da cidade. É onde o cidadão pode ver e falar com o policial militar que passa por perto para propiciar mais segurança no local.
Não são raras as cenas de pais que ao verem um policial militar fazendo rondas nas ruas, pedem para tirarem fotos com seus filhos. Uma atitude nobre, educadora e altamente motivadora para o policial militar. O qual naquele momento é visto como um exemplo a ser dado à uma criança que está em desenvolvimento.
A atividade de policiamento na forma ostensiva à pé cria momentos de prevenção e produz um alto sentimento de segurança a quem vê os policiais militares, geralmente em duplas ou trios, fazendo os percursos pré determinados chamados de roteiros.
Esta modalidade, em razão das dificuldades de efetivo, tem se tornado cada vez mais diminuta; sendo mais empregada em eventos e manifestações que reúnam um grande número de público. Porém é a execução desta modalidade que a Polícia Militar surte os melhores efeitos contra a criminalidade, no sentido de prevenir. Evitando assim que muitos roubos ou furtos acabem por acontecer e trazer transtornos à população.
Sua essência é pedra fundamental de toda modalidade de policiamento, embasada na prevenção mediante a presença do policial militar no seio da sociedade, realizando um trabalho de excelência no sentido de manter a ordem e preservar a integridade e a vida das pessoas.
Forte abraço,
Sou Jefferson Schmidt, Coronel da Polícia Militar de Santa Catarina
Contatos para questionamentos:
WhatsApp: (47) 98842-1896
Instagram: @soujefferson_bnu