DestaquesMundoPolítica

O que se sabe até o momento sobre o tiroteio em comício de Donald Trump na Pensilvânia

O ex-presidente e candidato à Presidência dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, foi baleado na orelha direita durante um comício de campanha neste sábado (13), em Butler, Pensilvânia, provocando pânico na multidão. O Serviço Secreto informou que o atirador morreu, um participante do comício foi morto e dois outros espectadores ficaram feridos.

“Houve muito sangramento”, disse Trump em sua plataforma social. “Fui atingido por uma bala que perfurou a parte superior da minha orelha direita.” O Mesorregional buscou em fontes confiáveis nos EUA, detalhes atualizados do que se sabe até o final da noite no Brasil.

Detalhes do ataque

Quando os tiros foram ouvidos, Trump tocou sua orelha direita com a mão, depois se ajoelhou atrás do púlpito enquanto os agentes do Serviço Secreto o cercavam. Trump e a campanha disseram que ele estava em segurança após os disparos.

O acidente ocorreu por volta de 12h30min (horário local) e a identidade e motivo do atirador ainda não foram esclarecidos. Os disparos ocorrem menos de quatro meses antes da eleição de 5 de novembro, onde Trump enfrentará o presidente democrata Joe Biden.

Fotos: Reprodução / Twitter

Reações políticas

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse em um comunicado que estava “grato por saber que Trump está seguro e bem. Estou orando por ele e sua família e por todos os que estavam no comício”. Biden acrescentou: “Não há lugar para esse tipo de violência nos Estados Unidos. Devemos nos unir como uma nação para condená-la”.

O presidente da Câmara dos Deputados, Mike Johnson, condenou duramente o ocorrido: “Esse ato horrível de violência política em um comício pacífico de campanha não tem lugar neste país e deve ser condenado de forma unânime e enérgica”.

Descrição das testemunhas

Ron Moose, um apoiador de Trump, descreveu o caos: “Ouvi cerca de quatro tiros e vi a multidão se abaixar e, em seguida, Trump também se abaixou rapidamente. Então o Serviço Secreto pulou e o protegeu o mais rápido possível”.

A BBC entrevistou um homem que se descreveu como testemunha ocular, dizendo que viu um homem armado com um rifle subindo em um telhado próximo ao evento. A testemunha tentou alertar a segurança, mas cinco tiros foram ouvidos logo em seguida.

Situação no local

Após os disparos, o local foi abandonado, com cadeiras derrubadas e fita amarela da polícia ao redor do palanque. Um helicóptero sobrevoava o local e policiais caminhavam pela área.

Trump deve receber a indicação republicana formalmente na Convenção Nacional Republicana que começa em Milwaukee na segunda-feira (15).

error: Conteúdo Protegido !!