Obras da ETA V do SAMAE de Blumenau estão paralisadas
Os leitores do Mesorregional nos procuraram para informar sobre a paralisação das obras da ETA V (Estação de Tratamento de Água) do SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) em Blumenau, prometida para solucionar os problemas de falta d’água, especialmente na região norte da cidade. Após a sugestão de pauta, nossa equipe se dirigiu até o bairro Salto do Norte, na margem esquerda do Rio Itajaí-Açu, e constatou que, apesar de haver um canteiro de obras montado, o trabalho está completamente parado. Além disso, a instalação de energia elétrica, um dos passos necessários para o avanço da obra, ainda não foi realizada, ao mesmo tempo que a Blumob ainda utiliza o terreno para lavação dos ônibus.
Diante dessa paralisação, questionamos o SAMAE sobre o status das obras. A autarquia, por meio de sua assessoria, nos informou que o presidente do SAMAE, André Espezim, teve uma reunião com o promotor Leonardo Todeschini, da 13ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, para discutir a questão. Segundo a assessoria, ficou acordada a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que permitirá à autarquia a liberação das licenças ambientais necessárias para que as obras da nova ETA possam seguir o cronograma estabelecido, mas ainda sem uma data definitiva para o retorno das máquinas.
Cabe destacar que a obra da ETA V é considerada crucial para resolver as recorrentes faltas d’água que afligem os moradores de Blumenau, especialmente na região norte da cidade, e a continuidade da construção dependerá da solução dessas pendências ambientais e esses dias parados, com certeza refletirão no prazo de conclusão.
Foto: Jefferson Santos / Mesorregional