Obras do Corredor Norte avançam com reformas e ampliação da Ponte Santa Catarina
As obras do Corredor Norte, em Blumenau, continuam avançando em ritmo acelerado, especialmente com as reformas e ampliação da Ponte Santa Catarina, localizada no bairro Itoupava Norte. O projeto, que inclui a reurbanização da Rua 2 de Setembro, já está além da fase de escavações para a construção das fundações do novo tablado da ponte, que iniciaram em fevereiro.

No decorrer desses dias derradeiros de abril, a obra de alargamento do trecho entre a Ponte Santa Catarina e o Trevo da Parada 1 segue com a construção de uma nova ponte paralela à estrutura existente, o que vai garantir maior fluidez ao tráfego local. A Rua 5 de Outubro, que estava interditada desde fevereiro, já foi liberada para o trânsito, enquanto a Rua 2 de Setembro segue em sistema de siga e pare nos dias úteis e estará totalmente interditada para veículos de passeio aos finais de semana e feriados.
O trecho 1A do Corredor Norte engloba a reforma e ampliação da Ponte Santa Catarina e a reurbanização de parte da Rua 2 de Setembro. O investimento municipal nessa ação é de R$ 14,2 milhões, sendo financiado pelo Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).
Essas obras também complementarão a Rua Dr. Pedro Zimmerman, incluindo um novo complexo viário, com edificação de uma ligação direta entre a Dr. Pedro Zimmermann e a Rua 1º de Janeiro, com edificação de uma nova ponte. Durante a Sessão Ordinária desta quinta-feira (24) o vereador Jovino Cardoso Neto (PL) apresentou um projeto de lei sugerindo o nome do recém-falecido Dom Angelico Sândalo Bernardino, bispo emérito de Blumenau.
Próximos passos do Corredor Norte
Além dessas intervenções, o pacote de obras do Corredor Norte inclui a reurbanização de um trecho da Rua 1º de Janeiro (Trecho 1B III) e também o primeiro trecho da Rua Dr. Pedro Zimmermann (Trecho 1C). Juntas, essas obras somam mais de R$ 14 milhões em investimentos, também provenientes do Fonplata.
O projeto do Corredor Norte ainda contempla o prolongamento da Rua São Valentim e a revitalização de vias adjacentes, com previsão de inauguração para a metade de 2026.
Foto: Jefferson Santos / Mesorregional